Produtores de Portugal e Espanha lançam campanha conjunta para promover consumo de abóbora

“Love Butternut” é uma iniciativa de promoção do consumo de abóbora em Portugal e em Espanha, que envolve cerca de 200 produtores portugueses e espanhóis e a empresa de sementes Sakata e que pretende «sublinhar as vantagens da abóbora para a saúde e bem-estar», explicam os promotores. Esta campanha conjunta decorre sob o mote “Amas-me? Dá-me abóboras!”, vai proporcionar vários tipos de conteúdos – como receitas, conselhos de como preparar, descascar e cozinhar a abóbora, informação nutricional ou curiosidades – e vai ter expressão nas plataformas digitais, nas redes sociais (por exemplo, no Facebook), em eventos e em ponto de venda.

Segundo os responsáveis, a iniciativa conta com a participação dos principais produtores de abóbora em Portugal e com uma estratégia de marketing conjunta que pretende «mostrar a versatilidade gastronómica e os benefícios nutricionais deste alimento», visando estimular o seu consumo, que actualmente é inferior a um quilo (kg) per capita por ano em Espanha e em Portugal. Na Argentina, o consumo é de 9,5 kg por ano por habitante, na Colômbia atinge 7,6 kg, no Brasil ascende a 4,2 kg, nos Estados Unidos da América é de 2,9 kg e em Itália fica pelos 1,1 kg por ano por habitante.

Love Butternut

Tendo em conta a proximidade do Halloween, os promotores aproveitam o lançamento da campanha para alertar contra o desperdício de abóbora que aumenta nesta época, sublinhando que, «graças às características da sua casca, a abóbora Butternut pode ser utilizada nas típicas brincadeiras de Halloween e ainda ser transformada em receitas que agradam a toda a família». No sentido de «incentivar o consumo responsável», os promotores da “Love Butternut” irão oferecer abóboras em duas escolas da região de Santarém e da Lourinhã e «desafiar os alunos a decorarem este vegetal sem ser necessário danificá-lo».

Os promotores referem ainda que, embora seja tradicionalmente mais usada em sopas e algumas sobremesas, a abóbora «pode ser ingrediente de sumos ou mesmo de produtos de beleza» e que «o número de novos produtos à base de abóbora está a aumentar na Europa onde, desde 2016, se lançaram mais de 500 inovações». Na Europa, Espanha é o principal produtor de abóbora, sendo seguida por França e, em terceiro, por Portugal, assinalam os promotores da iniciativa “Love Butternut”.

Logo_butternut

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...