Produtores de Portugal e Espanha lançam campanha conjunta para promover consumo de abóbora

“Love Butternut” é uma iniciativa de promoção do consumo de abóbora em Portugal e em Espanha, que envolve cerca de 200 produtores portugueses e espanhóis e a empresa de sementes Sakata e que pretende «sublinhar as vantagens da abóbora para a saúde e bem-estar», explicam os promotores. Esta campanha conjunta decorre sob o mote “Amas-me? Dá-me abóboras!”, vai proporcionar vários tipos de conteúdos – como receitas, conselhos de como preparar, descascar e cozinhar a abóbora, informação nutricional ou curiosidades – e vai ter expressão nas plataformas digitais, nas redes sociais (por exemplo, no Facebook), em eventos e em ponto de venda.

Segundo os responsáveis, a iniciativa conta com a participação dos principais produtores de abóbora em Portugal e com uma estratégia de marketing conjunta que pretende «mostrar a versatilidade gastronómica e os benefícios nutricionais deste alimento», visando estimular o seu consumo, que actualmente é inferior a um quilo (kg) per capita por ano em Espanha e em Portugal. Na Argentina, o consumo é de 9,5 kg por ano por habitante, na Colômbia atinge 7,6 kg, no Brasil ascende a 4,2 kg, nos Estados Unidos da América é de 2,9 kg e em Itália fica pelos 1,1 kg por ano por habitante.

Love Butternut

Tendo em conta a proximidade do Halloween, os promotores aproveitam o lançamento da campanha para alertar contra o desperdício de abóbora que aumenta nesta época, sublinhando que, «graças às características da sua casca, a abóbora Butternut pode ser utilizada nas típicas brincadeiras de Halloween e ainda ser transformada em receitas que agradam a toda a família». No sentido de «incentivar o consumo responsável», os promotores da “Love Butternut” irão oferecer abóboras em duas escolas da região de Santarém e da Lourinhã e «desafiar os alunos a decorarem este vegetal sem ser necessário danificá-lo».

Os promotores referem ainda que, embora seja tradicionalmente mais usada em sopas e algumas sobremesas, a abóbora «pode ser ingrediente de sumos ou mesmo de produtos de beleza» e que «o número de novos produtos à base de abóbora está a aumentar na Europa onde, desde 2016, se lançaram mais de 500 inovações». Na Europa, Espanha é o principal produtor de abóbora, sendo seguida por França e, em terceiro, por Portugal, assinalam os promotores da iniciativa “Love Butternut”.

Logo_butternut

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...