Produção de vinho no Alentejo deve aumentar entre 5% a 10% face a 2022

A vindima na região vitivinícola do Alentejo já arrancou e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) estima um aumento da produção de vinho entre 5% e 10% face à campanha anterior, totalizando entre 112 e 118 milhões de litros. Esta estimativa resulta de um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para a CVRA e do contacto da entidade com os produtores da região.

Em comunicado, a CVRA indica que «este ano a campanha começou mais cedo, em Serpa, com a colheita de uvas para produção de vinho rosé e, logo de seguida, a vindima das castas brancas». Prevê-se que, «até meados de Agosto, cerca de 25% dos produtores alentejanos tenham uvas nas adegas e, até ao final do mês de Setembro, espera-se que os mais de 23.000 hectares de vinha da região estejam vindimados», explica a entidade.

Segundo Francisco Mateus, presidente da CVRA, «as uvas colhidas são sãs, o que se reflectirá em mais um ano de qualidade garantida, o que – considerando que estamos a crescer no estrangeiro, 8% em volume e em valor –, é sinal de que continuaremos a oferecer ao mercado a excelência já reconhecida de todas as regiões e sub-regiões alentejanas». A entidade refere ainda que, em 2022, a região vitivinícola alentejana colheu cerca de 150.000 toneladas de uva, as quais deram origem a mais de 107 milhões de litros de vinho produzido.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...