Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial, na vertente Agrícola.

A distinção decorreu no jantar de encerramento do 1º dia do Encontro Nacional de Técnicos da Confederação, um evento que reuniu cerca de 400 técnicos das organizações associadas de todo o País.

O presidente da Confagri, Idalino Leão, abriu o jantar com um discurso: «O que fazemos é alimentação e geramos um conjunto de externalidades positivas para toda a sociedade, dos quais deveríamos ser compensados». Alertou também, uma vez mais, para a «perda de competitividade, nomeadamente no contexto ibérico para os nossos congéneres espanhóis no que toca aos custos fixos da energia».

Seguiu-se a intervenção da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que também marcou presença neste evento e que começou por agradecer o acompanhamento e o apoio técnico da Confagri a todos os agricultores do país para poderem aceder e concorrer aos fundos comunitários.

A ministra adiantou em primeira mão que a partir de hoje, 24 de Fevereiro, o IFAP vai começar a pagar a medida extraordinária FEADER. «Vamos pagar 37 milhões em três medidas» e aproveitou para tranquilizar os agricultores no que diz respeito ao imposto sobre o gasóleo colorido, esclarecendo que este não se vai aplicar ao gasóleo agrícola.

Por último, teve lugar a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que começou por se referir ao comendador Manuel dos Santos Gomes, por ser uma referência nesta Confederação, ao serviço da agricultura e dos agricultores.

Felicitou, também, a relação de cooperação e de diálogo profícuo que a senhora ministra tem vindo a desenvolver com as confederações agrícolas, por exemplo, no que diz respeito à ideia de transferir para as CCDR uma série de estruturas locais da agricultura. «Vamos tentar encontrar uma fórmula para ver se chegamos a uma boa solução».

Marcelo Rebelo de Sousa alertou também para a necessidade de se controlar «a burocracia existente com o PEPAC» e aplaudiu o facto de se ter levado a cabo a ideia sugerida pela Confagri «de criar um grupo de trabalho para a modernização e capacitação das cooperativas agrícolas», avisando ainda que «é preciso flexibilidade de regras para a especificidade deste sector».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas

Notícias relacionadas

Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...
unnamed (2)
I Congresso Internacional de Inovação em Fruticultura
O I Congresso Internacional de Inovação em Fruticultura vai realizar-se na Universidade...
trator
Ministério garante que gasóleo agrícola mantém IVA de 13% e taxa reduzida de ISP
O Ministério da Agricultura e da Alimentação afirma que o gasóleo agrícola continua...