Preparar para a internacionalização

Decorreu a 19 de Outubro, no edifício da AESE Business School, em Lisboa, o seminário “Exportação e internacionalização no sector agrícola – Frutos de uma gestão eficaz”. O objectivo do evento foi «dar aos participantes uma visão grande dos cuidados que têm que ter quando pensam em internacionalizar as suas empresas», nas palavras de Gonçalo Andrade, vice-presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, entidade responsável pela organização em conjunto com a AESE.

img_4754a

Direccionada a empresários e quadros de empresas do sector agrícola e agro-industrial, a iniciativa contou com cerca de 50 participantes, que tiveram a possibilidade de trabalho prévio preparatório. No seminário foram abordados os seguintes temas: “Tempo e informação”, “Abrindo uma subsidiária no estrangeiro”, “A importância da promoção na negociação e internacionalização” e “Comunicação interna nas organizações”, com análise de casos de estudo reais.

Além das conferências-colóquio, num modelo interactivo, os participantes também procederam a uma discussão prévia em grupo, seguida por discussão plenária. «É uma forma de aprendizagem muito útil, já que utiliza o método de casos de empresas reais, que discutimos aqui visando melhorar o conhecimento de todos os intervenientes, para que, quando pensarem em internacionalizar as suas empresas, possam estar preparados e mais atentos às necessidades que têm, para serem bem-sucedidos», referiu Gonçalo Andrade.

img_4777a

Enquadrado dentro do projecto SIAC Internacionalização da Portugal Fresh, este seminário contou com a presença de Luís Medeiros Vieira, secretário de estado da Agricultura e Alimentação, que proferiu uma palestra sobre exportação e internacionalização. Salientando o «dinamismo» que o sector mostrou e que «temos que continuar a apostar no profissionalismo», Luís Medeiros Vieira enumerou vários desafios que o sector enfrenta neste âmbito: orientação para o mercado, organizar melhor a produção, ter conhecimento dos factores de diferenciação dos produtos nacionais, consolidar a posição no mercado da União Europeia, abordagem a mercados de países terceiros, equilíbrio na cadeia alimentar, qualidade e segurança alimentar.

O evento terminou com a entrega de diplomas aos participantes. Em 2017 deverá ter lugar um novo seminário conjunto da AESE e da Portugal Fresh, «só focado na parte da internacionalização», indicou Gonçalo Andrade.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

AHSA reforça rede com cinco novos parceiros estratégicos_créditos reservados
AHSA reforça rede de parceiros
1a
Estratégia +Cereais será apresentada a 9 de Abril num seminário em Lisboa
Sacos Usados Embalagens
Valorfito anuncia reforço da rede de operadores para assegurar gestão de novos fluxos de resíduos

Notícias relacionadas

AHSA reforça rede com cinco novos parceiros estratégicos_créditos reservados
AHSA reforça rede de parceiros
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos...
1a
Estratégia +Cereais será apresentada a 9 de Abril num seminário em Lisboa
O Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, acolhe a 9 de Abril...
Sacos Usados Embalagens
Valorfito anuncia reforço da rede de operadores para assegurar gestão de novos fluxos de resíduos
Na sequência da ampliação do âmbito de actividade do Valorfito – Sistema Integrado...
IMG_7767
Projecto DigiFarm2All realiza acção de capacitação em Felgueiras
Decorre amanhã, 20 de Março, entre as 14h300 e as 16h30, na Cooperativa Terras...