Preparar para a internacionalização

Decorreu a 19 de Outubro, no edifício da AESE Business School, em Lisboa, o seminário “Exportação e internacionalização no sector agrícola – Frutos de uma gestão eficaz”. O objectivo do evento foi «dar aos participantes uma visão grande dos cuidados que têm que ter quando pensam em internacionalizar as suas empresas», nas palavras de Gonçalo Andrade, vice-presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, entidade responsável pela organização em conjunto com a AESE.

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Direccionada a empresários e quadros de empresas do sector agrícola e agro-industrial, a iniciativa contou com cerca de 50 participantes, que tiveram a possibilidade de trabalho prévio preparatório. No seminário foram abordados os seguintes temas: “Tempo e informação”, “Abrindo uma subsidiária no estrangeiro”, “A importância da promoção na negociação e internacionalização” e “Comunicação interna nas organizações”, com análise de casos de estudo reais.

Além das conferências-colóquio, num modelo interactivo, os participantes também procederam a uma discussão prévia em grupo, seguida por discussão plenária. «É uma forma de aprendizagem muito útil, já que utiliza o método de casos de empresas reais, que discutimos aqui visando melhorar o conhecimento de todos os intervenientes, para que, quando pensarem em internacionalizar as suas empresas, possam estar preparados e mais atentos às necessidades que têm, para serem bem-sucedidos», referiu Gonçalo Andrade.

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Enquadrado dentro do projecto SIAC Internacionalização da Portugal Fresh, este seminário contou com a presença de Luís Medeiros Vieira, secretário de estado da Agricultura e Alimentação, que proferiu uma palestra sobre exportação e internacionalização. Salientando o «dinamismo» que o sector mostrou e que «temos que continuar a apostar no profissionalismo», Luís Medeiros Vieira enumerou vários desafios que o sector enfrenta neste âmbito: orientação para o mercado, organizar melhor a produção, ter conhecimento dos factores de diferenciação dos produtos nacionais, consolidar a posição no mercado da União Europeia, abordagem a mercados de países terceiros, equilíbrio na cadeia alimentar, qualidade e segurança alimentar.

O evento terminou com a entrega de diplomas aos participantes. Em 2017 deverá ter lugar um novo seminário conjunto da AESE e da Portugal Fresh, «só focado na parte da internacionalização», indicou Gonçalo Andrade.

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