Nesta edição, a principal novidade é a alteração das categorias em concurso, que passam a ser as seguintes:
• Produção primária;
• Produtos transformados;
• Inovação;
• Ideias com potencial.
Entre as condições descritas no regulamento, de salientar que os projectos candidatos devem estar implementados em Portugal e devem enquadrar-se numa ou mais categorias contempladas no Prémio Intermarché Produção Nacional. Os vencedores terão a oportunidade de escoar o seu produto, durante um ano, nas lojas Intermarché, sendo que esta cadeia de distribuição também vai assegurar visibilidade dos mesmos produtos em diferentes meios de comunicação.
O júri vai atribuir dois prémios nas categorias “Produção primária” e “Produtos transformados” e um prémio nas outras duas categorias. Também poderão ser atribuídas até duas menções honrosas.
Os resultados serão anunciados a 27 de Setembro. O júri deste prémio é constituído por Intermarché, Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto Superior de Agronomia, Quercus, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e Confederação dos Agricultores de Portugal.
Vasco Simões, administrador do Intermarché, salienta que esta iniciativa «tem como objectivo promover os produtos portugueses, que têm um elevado potencial, dada a sua qualidade». «Esta qualidade do produto made in Portugal é já percebida internamente no mercado nacional. Contudo, o nosso propósito é ir mais além e promover estes produtos nos mercados internacionais através da rede de lojas do grupo Os Mosqueteiros em França, Bélgica e Polónia.»