Na edição de 2019 dos EIT Awards, a portuguesa Sara Guimarães Gonçalves, da empresa de automação de sistemas Trigger Systems, foi a vencedora na categoria “EIT Woman”. Os vencedores destes prémios foram anunciados a 15 de Outubro de 2019, em Budapeste, Hungria, durante o Innoveit, o fórum anual de inovação do EIT.
A propósito deste galardão, Sara Guimarães Gonçalves afirmou que «existe muito preconceito de género no nosso sector, mas a EIT InnoEnergy deu-me as ferramentas de empoderamento necessárias para fazê-lo». A portuguesa recebeu um prémio monetário no valor de 20.000 euros.
Promovidos pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), estes galardões envolvem quatro categorias: “EIT Change”, “EIT Innovators”, “EIT Venture” e “EIT Woman”. A nomeação para os prémios foi feita pela EIT InnoEnergy, uma das oito Comunidades de Inovação que o EIT estabeleceu, as quais promovem parcerias entre empresas, universidades e unidades de investigação.
Dos 19 nomeados, o júri escolheu um vencedor para cada uma das categorias. Existe ainda o “EIT Public Award”, que é seleccionado por votação on-line do público em geral.
Segundo a organização, «os nomeados representam os mais promissores graduados, empreendedores e inovadores na Europa». Criado em 2008 para impulsionar a capacidade de inovação na Europa, o EIT afirma que «cada nomeado foi escolhido por abordarem desafios globais com inovações revolucionárias nas áreas de clima, energia, digitalização, alimentação, saúde e matérias-primas» e que «os seus produtos e serviços estão a impelir a capacidade da Europa de inovar e a criar empregos e crescimento para a Europa».