Portugal reforça ligação com a Alemanha no Congresso Alemão de Frutas e Legumes (DOGK)

A Portugal Fresh, a associação para a promoção de fruta, legumes e flores portuguesas, vai participar no VIII Congresso Alemão de Frutas e Legumes (DOGK), a realizar em Düsseldorf nos dias 20 e 21 de Setembro.

Nesta edição, focada no comércio online, o DOGK espera juntar cerca de 600 profissionais da grande distribuição alemã, com uma forte representação das principais cadeias.

A participação lusa inclui um stand onde será possível degustar novas receitas elaboradas com os produtos estrela, entre os quais se destacam a pêra Rocha e os frutos vermelhos.

Para além disso, e como parte do programa oficial, o seu presidente e CEO, Gonçalo Santos Andrade, vai fazer uma apresentação sobre as oportunidades que Portugal oferece aos seus sócios alemães. «Portugal é a Califórnia da Europa. O único País na latitude Sul com influência Atlântica onde é possível produzir alguns produtos estratégicos durante todo o ano. A disponibilidade de água e a qualidade do solo são outros factores que permitem a produção de fruta e legumes de elevada qualidade», destacou Gonçalo Santos.

Desde que foi criada em 2010, a Portugal Fresh trabalha para fomentar as exportações hortofrutícolas lusas, apoiando assim o crescimento económico do País.

O seu calendário promocional para 2018 inclui 19 acções, a decorrer em 13 países, tal como a Colômbia, Suécia, Dinamarca, Dubai, ou Orlando.

«O nosso programa é ambicioso e vamos estar presentes nos principais eventos e mercados internacionais, para os quais pretendemos aumentar as exportações portuguesas, tal com o México e a Colômbia», explica o mesmo responsável, acrescentando: «Também pretendemos estabelecer acordos com novos mercados destacados, como por exemplo a China e a Índia, com quem ainda não celebrámos acordos de exportação».

O evento de Düsseldorf mostra a importância da Alemanha como sócio comercial de Portugal. Desde 2015 que o país alemão é o quinto mercado de exportação para produtores portugueses, assumindo uma importância cada vez mais significativa. À sua frente está Espanha, com 30,5% das exportações hortofrutícolas lusas (450 milhões de euros), seguida de França com 12,1% (178 milhões de euros), do Reino Unido com 9,4% (138 milhões de euros) e da Holanda com 8,2% (120 milhões de euros).

Desde que a Portugal Fresh participou, na qualidade de país convidado, na Fruit Logistica de Berlim em 2015, a Alemanha passou do 9º para o 5º lugar, com um aumento considerável nos números de exportação.

Para 2018, Portugal pretende que a Alemanha suba ao terceiro lugar com um volume de negócios de mais de 100 milhões de euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas

Notícias relacionadas

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...