Portaria n.º 120-A/2023: Agricultores têm de declarar interesse para receber apoio excepcional

Decorre entre os dias 15 e 26 de Maio o prazo para os agricultores confirmarem o interesse em receber os apoios da medida excepcional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da actividade agrícola e pecuária. Esta medida foi firmada no âmbito do «Pacto de Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares», assinado a 27 de Março entre o Governo, a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), e foi publicada hoje, 11 de Maio, em Diário da República, a Portaria n.º 120-A/2023, do Ministério das Finanças e do Ministério da Agricultura e da Alimentação, que cria e estabelece as regras gerais da medida.

Os interessados devem aceder à área reservada do portal do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP) – em “O Meu Processo” → “Candidaturas” → “Quadro Temporário de Crise” – e «confirmar a intenção de obter essa ajuda, num prazo de 10 dias úteis, entre 15 e 26 de Maio». Segundo o IFAP, as «candidaturas» podem ser “formalizadas” também «através das entidades reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito».

O Ministério indica que, «a partir de hoje, também fica disponível um novo apoio para o gasóleo colorido e marcado e “electricidade verde”, que será pago nos próximos dias e que não carece de qualquer tipo de confirmação, uma vez que é o prolongamento da medida já existente nos anos de 2021 e 2022». A entidade refere que esta medida excepcional «conta, no total, com 180 milhões de euros, exclusivamente de verbas do Orçamento do Estado, estando 140 milhões de euros atribuídos para a compensação pelo aumento dos factores de produção e 39 milhões de euros distribuídos entre o apoio para o gasóleo colorido e marcado (superior a 32 milhões de euros, pago a 0,147 cêntimos por litro) e electricidade verde (7 milhões de euros)».

Além da Portaria n.º 120-A/2023, de 11 de Maio, estes apoios decorrem também da Portaria nº 28-A/2023, de 3 de Maio, que define o apoio para os combustíveis e electricidade no sector agrícola. Pode consultar mais informação sobre esta medida no site do IFAP e podem ser obtidos mais esclarecimentos junto do IFAP, através do contact center (212 427 708 – em funcionamento, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 16h00) ou através do endereço de correio electrónico ifap@ifap.pt

A propósito desta medida, a ministra da Agricultura e da Alimentação sublinha que, «sendo um apoio do Orçamento do Estado, era necessária aprovação da Comissão, para evitar constrangimentos do ponto de vista do mercado interno». «Conseguimos que o fizessem em tempo recorde, e dessa forma vamos conseguir pagar rapidamente, contribuindo para apoiar os agricultores num contexto de inflação e os consumidores, tendo em vista a estabilização dos preços. Nas próximas semanas, este apoio vai começar a chegar, mas é muito importante que todos os agricultores vão ao Portal do IFAP e preencham o formulário de aceitação do apoio», realça  Maria do Céu Antunes.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...