Ponte de Lima recebe 3ª edição das “24h Agricultura Syngenta”

A 3.ª edição das “24h Agricultura Syngenta”, organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), decorre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, nos dias 7 e 8 de Abril de 2018.

As “24h Agricultura Syngenta” pretendem demonstrar as competências exigidas aos profissionais no mundo moderno. Esta competição formativa é destinada a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, sendo também admitidas um máximo de três equipas de estudantes de ensino profissional das áreas de Ciências Agrárias, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional.

Com o mote «Pensar Global. Agir Local», esta edição propõe aos futuros agrónomos pensarem globalmente e agirem localmente, tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) da ONU.

A agricultura e o agronegócio interactuam de forma biunívoca, com os grandes desafios globais, desde as alterações climáticas, à fome e pobreza, às migrações e às alterações demográficas, os novos sistemas alimentares e a saúde pública. A agricultura e o agronegócio darão contributos fundamentais para estas mudanças e serão profundamente afectados pelas mesmas. Mas o negócio agrícola e a acção agronómica são, essencialmente, locais, ligados ao território, à exploração agrícola, ao sistema de produção.

Os motes anteriores não se esgotaram: «Valor Agrícola de Nova Geração» (2016) e «Agricultura de Precisão» (2017) continuam presentes, mas em 2018 os futuros profissionais serão estimulados para considerarem também os «Desafios Glocais».

Estima-se a participação de 150 estudantes numa competição formativa que decorrerá durante 24H ininterruptas, com provas teóricas e provas práticas de campo, que desafiam os participantes a encontrar soluções para problemas técnicos e de gestão da exploração agrícola.

Mais informação e inscrições: www.24horasdeagricultura.sfori.com

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...