A 3.ª edição das “24h Agricultura Syngenta”, organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), decorre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, nos dias 7 e 8 de Abril de 2018.
As “24h Agricultura Syngenta” pretendem demonstrar as competências exigidas aos profissionais no mundo moderno. Esta competição formativa é destinada a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, sendo também admitidas um máximo de três equipas de estudantes de ensino profissional das áreas de Ciências Agrárias, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional.
Com o mote «Pensar Global. Agir Local», esta edição propõe aos futuros agrónomos pensarem globalmente e agirem localmente, tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) da ONU.
A agricultura e o agronegócio interactuam de forma biunívoca, com os grandes desafios globais, desde as alterações climáticas, à fome e pobreza, às migrações e às alterações demográficas, os novos sistemas alimentares e a saúde pública. A agricultura e o agronegócio darão contributos fundamentais para estas mudanças e serão profundamente afectados pelas mesmas. Mas o negócio agrícola e a acção agronómica são, essencialmente, locais, ligados ao território, à exploração agrícola, ao sistema de produção.
Os motes anteriores não se esgotaram: «Valor Agrícola de Nova Geração» (2016) e «Agricultura de Precisão» (2017) continuam presentes, mas em 2018 os futuros profissionais serão estimulados para considerarem também os «Desafios Glocais».
Estima-se a participação de 150 estudantes numa competição formativa que decorrerá durante 24H ininterruptas, com provas teóricas e provas práticas de campo, que desafiam os participantes a encontrar soluções para problemas técnicos e de gestão da exploração agrícola.
Mais informação e inscrições: www.24horasdeagricultura.sfori.com