Sob o conceito “Azeite do nosso Portugal à sua mesa”, o Pingo Doce promoveu o azeite português, da sua marca, na Feira Nacional da Agricultura, que decorreu de 2 a 10 de Junho em Santarém.
Feito a partir de azeitonas 100% portuguesas, o grupo pretende preservar e incentivar a cultura do olival tradicional português.
Filtrado ou não filtrado, o azeite Pingo Doce é proveniente das extensas planícies do Alentejo ou dos planaltos de Trás-os-Montes. Todo o azeite do Pingo Doce é comprado em cooperativas destas regiões, apoiando a produção local, através de uma parceria de longa data com as Cooperativas Agrícolas de Moura, Valpaços, Beja e Brinches.
Para assegurar a qualidade dos azeites, nomeadamente ao nível das características físico-químicas e organolépticas, «existe um acompanhamento rigoroso que inclui provas sensoriais efectuadas, mensalmente, no Instituto Superior de Agronomia, que possui um laboratório de provas de azeite reconhecido pelo International Olive Council», lê-se numa nota de imprensa.
Além da promoção do produto “em cru”, foram feitas degustações de pratos do Take Away do Pingo Doce, cozinhados com azeite e seguindo os princípios da Dieta Mediterrânica, tendo havido ainda espaço para acções de showcooking da carne Angus nacional, carne certificada e com produção 100% nacional, onde os participantes puderam aprender a cozinhar aquela carne.
Em 2017, mais de 80% dos produtos comercializados do Grupo Jerónimo Martins em Portugal foram adquiridos a fornecedores locais.