Pêra Rocha: estenfiliose e grande amplitude térmica responsáveis pelas quebras

Produtores de pêra Rocha e técnicos discutiram os resultados da campanha de 2015 numa sessão organizada, a 12 de Novembro, pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP).

A estenfiliose e grande amplitude térmica durante o período de floração – que provocou uma redução acentuada dos vingamentos – foram consideradas pelos presentes as principais causas da quebra de produção.

À saída do pomar, a quebra na produção está avaliada em 34,3%, mas os produtores e técnicos consideram que nas centrais podem registar-se também uma quebra acrescida na ordem dos 8% a 9%.

Sobre a questão da estenfiliose, Isidro Llorente, da Universidade de Girona, chamou a atenção para o facto de existirem «menos produtos» notando que, além disso, «a sua eficácia não é total». Para o investigador, uma das mais importantes formas de combate a esta doença está na limpeza do solo, pelo que aconselha à retirada de todo o material vegetal morto, como folhas e troncos.

João Pedro Luz, investigador da Escola Superior de Agricultura de Castelo Branco (ESACB), alertou para a importância da leitura dos rótulos dos produtos, já que, «a sua má utilização provoca a resistência das plantas aos fungicidas».

O fogo bacteriano teve também o seu momento de discussão. Técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária fizeram um ponto de situação da doença no Oeste e chamaram especial atenção para o risco fitossanitário dos pomares abandonados. Até à data já foram destruídas cerca de 8.700 plantas infectadas com a doença.

O auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval foi o local escolhido para receber os interessados na sessão.
O auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval foi o local escolhido para receber os interessados na sessão.
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...