A Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) traz a Portugal, nos dias 20, 21 e 22 de Agosto, cerca de 20 jornalistas internacionais, para «dar a conhecer uma cultura com elevado impacto socioeconómico e paisagístico em Portugal», refere a ANP em comunicado. Estes jornalistas vão percorrer o ciclo produtivo da pêra Rocha, com o programa a incluir a visita aos pomares (em plena época de colheita deste fruto), a visita a centrais de processamento e a degustação do fruto em várias formas (em fresco, sumo, desidratada, compotas, pastelaria, gin…).
Os jornalistas provêm de revistas, jornais ou blogs com abordagens «no contexto sectorial dos frutos, produção e mercados» ou também de temáticas de lifestyle ou culinária gourmet («numa aproximação aos consumidores finais de cada país»). São oriundos do Reino Unido, Alemanha, Canadá, Brasil e Polónia, «alguns dos países identificados como estratégicos pelos sócios da ANP».
Esta é uma acção integrada num projecto conjunto de internacionalização (Compete 2020), fomentado pela ANP com o objectivo de promover e divulgar nos mercados externos a pêra Rocha, «considerada a embaixadora dos produtos hortofrutícolas portugueses no mundo», refere a associação.