Panamá interessado em pêra, maçã e tomate

Empresários panamenses estão em Portugal até dia 29 de Janeiro para encetar relações comerciais sólidas com o nosso País. O Panamá quer aumentar as exportações e vê Portugal como uma boa porta de entrada na Europa, mas revela também interesse em importar produtos portugueses.

«Não há nada de azeite português no Panamá», diz Eduardo Palacios, director nacional de Promoção das Exportações, num encontro nas instalações da Fundação AIP, em Lisboa. O mesmo responsável mostrou ainda entusiasmo quando questionado sobre o interesse de importar fruta e legumes.

«Maçã, pêra, tomate fresco e tomate de indústria não temos nada e precisamos bastante», comenta. Se pormenorizar em que situação estão as barreiras alfandegárias e fitossanitárias para importação destes produtos, Eduardo Palacios afirma que «Panamá é um país muito fácil de lidar sempre que tem interesse e se a empresa cumprir todos os requisitos impostos pela União Europeia não terá qualquer problema em entrar no mercado panamense».

O director nacional de Promoção das Exportações salienta ainda que pretendem aumentar as exportações passando dos 680 milhões de euros actuais para 1.000 milhões em 2019. Actualmente o principal produto exportado é a banana seguido de camarão.

A 29 de Janeiro a delegação de empresários do Panamá visita as instalações do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...