Palestra sobre alimentos funcionais a 16 de Julho no Porto

“Funcionalização dos alimentos e saúde” é o título de uma palestra da responsabilidade de Ana Maria Gomes, professora da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento e caracterização de alimentos funcionais. Esta palestra vai ter lugar no dia 16 de Julho, na Sala Panorâmica da Quinta do Parque de Serralves, tem início às 11h00 e está incluída no Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” – uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.

«O que são alimentos funcionais, qual a sua importância para a saúde e de que forma a ciência pode contribuir são alguns dos temas que vão ser abordados», explica a organização, realçando que «a alimentação e a forma como nos alimentamos tem um impacto grande na saúde» e que «uma alimentação desregrada, seja por défice ou por excesso, pode, como consequência, originar o aparecimento de uma doença». Segundo Ana Maria Gomes, «para enfrentar este desafio, é necessário olhar para os alimentos não apenas como algo que tem uma função nutricional, mas também como elementos capazes de prevenir doenças relacionadas com a nutrição», sendo que a investigadora deixa um repto: «Cabe à ciência conseguir responder ao desafio de produzir mais e melhores alimentos para o bem-estar e para a saúde das populações, mas como?».

A organização indica que, na sessão, vão ser apresentados e debatidos alguns dos exemplos que o Centro de Biotecnologia e Química Fina tem vindo a estudar neste domínio: «aprimorar a qualidade nutricional dos alimentos pela redução de sal, de açúcares adicionados ou de gorduras saturadas e trans, optimizar a fortificação com micronutrientes para uma nutrição adequada, formular novos alimentos funcionais com um enfoque na promoção da saúde pela via da adição de ingredientes benéficos (probióticos, pré-bióticos, esteróis vegetais, ómega-3, entre outros) ou melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades alimentares específicas com o desenvolvimento de alimentos modificados dirigidos (por exemplo alimentos para intolerantes à lactose)». A entrada é gratuita mediante inscrição prévia, que pode ser feita aqui. Pode obter mais informações aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...