Palestra sobre alimentos funcionais a 16 de Julho no Porto

“Funcionalização dos alimentos e saúde” é o título de uma palestra da responsabilidade de Ana Maria Gomes, professora da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento e caracterização de alimentos funcionais. Esta palestra vai ter lugar no dia 16 de Julho, na Sala Panorâmica da Quinta do Parque de Serralves, tem início às 11h00 e está incluída no Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” – uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.

«O que são alimentos funcionais, qual a sua importância para a saúde e de que forma a ciência pode contribuir são alguns dos temas que vão ser abordados», explica a organização, realçando que «a alimentação e a forma como nos alimentamos tem um impacto grande na saúde» e que «uma alimentação desregrada, seja por défice ou por excesso, pode, como consequência, originar o aparecimento de uma doença». Segundo Ana Maria Gomes, «para enfrentar este desafio, é necessário olhar para os alimentos não apenas como algo que tem uma função nutricional, mas também como elementos capazes de prevenir doenças relacionadas com a nutrição», sendo que a investigadora deixa um repto: «Cabe à ciência conseguir responder ao desafio de produzir mais e melhores alimentos para o bem-estar e para a saúde das populações, mas como?».

A organização indica que, na sessão, vão ser apresentados e debatidos alguns dos exemplos que o Centro de Biotecnologia e Química Fina tem vindo a estudar neste domínio: «aprimorar a qualidade nutricional dos alimentos pela redução de sal, de açúcares adicionados ou de gorduras saturadas e trans, optimizar a fortificação com micronutrientes para uma nutrição adequada, formular novos alimentos funcionais com um enfoque na promoção da saúde pela via da adição de ingredientes benéficos (probióticos, pré-bióticos, esteróis vegetais, ómega-3, entre outros) ou melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades alimentares específicas com o desenvolvimento de alimentos modificados dirigidos (por exemplo alimentos para intolerantes à lactose)». A entrada é gratuita mediante inscrição prévia, que pode ser feita aqui. Pode obter mais informações aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2
Semana Hortícola do Oeste em A-dos-Cunhados nos dias 25 e 27 de Março
1
Governo apresenta estratégia a 15 anos Água que une
Foto Salad Greenhouse (63)
European Crop Care Association nomeia Mónica Teixeira (Ascenza) como nova presidente

Notícias relacionadas

2
Semana Hortícola do Oeste em A-dos-Cunhados nos dias 25 e 27 de Março
Decorre nos dias 25 e 27 de Março, em A-Dos-Cunhados, a 12.ª edição da Semana...
1
Governo apresenta estratégia a 15 anos Água que une
O Governo apresentou a 9 de Março, em Coimbra, o documento “Água que Une – Estratégia...
Foto Salad Greenhouse (63)
European Crop Care Association nomeia Mónica Teixeira (Ascenza) como nova presidente
A Direcção da associação de empresas de produtos fitofarmacêuticos pós-patente...
2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
No ano em que celebra 25 anos de existência, a Selectis levou a cabo a renovação...