Palestra sobre alimentos funcionais a 16 de Julho no Porto

“Funcionalização dos alimentos e saúde” é o título de uma palestra da responsabilidade de Ana Maria Gomes, professora da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento e caracterização de alimentos funcionais. Esta palestra vai ter lugar no dia 16 de Julho, na Sala Panorâmica da Quinta do Parque de Serralves, tem início às 11h00 e está incluída no Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” – uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.

«O que são alimentos funcionais, qual a sua importância para a saúde e de que forma a ciência pode contribuir são alguns dos temas que vão ser abordados», explica a organização, realçando que «a alimentação e a forma como nos alimentamos tem um impacto grande na saúde» e que «uma alimentação desregrada, seja por défice ou por excesso, pode, como consequência, originar o aparecimento de uma doença». Segundo Ana Maria Gomes, «para enfrentar este desafio, é necessário olhar para os alimentos não apenas como algo que tem uma função nutricional, mas também como elementos capazes de prevenir doenças relacionadas com a nutrição», sendo que a investigadora deixa um repto: «Cabe à ciência conseguir responder ao desafio de produzir mais e melhores alimentos para o bem-estar e para a saúde das populações, mas como?».

A organização indica que, na sessão, vão ser apresentados e debatidos alguns dos exemplos que o Centro de Biotecnologia e Química Fina tem vindo a estudar neste domínio: «aprimorar a qualidade nutricional dos alimentos pela redução de sal, de açúcares adicionados ou de gorduras saturadas e trans, optimizar a fortificação com micronutrientes para uma nutrição adequada, formular novos alimentos funcionais com um enfoque na promoção da saúde pela via da adição de ingredientes benéficos (probióticos, pré-bióticos, esteróis vegetais, ómega-3, entre outros) ou melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades alimentares específicas com o desenvolvimento de alimentos modificados dirigidos (por exemplo alimentos para intolerantes à lactose)». A entrada é gratuita mediante inscrição prévia, que pode ser feita aqui. Pode obter mais informações aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

AgriJovem 2023
Candidaturas ao AgriJovem 2023 abertas até 31 de Julho
2a
Grupo Operacional SafeApple realiza seminário de encerramento a 19 de Julho em Alcobaça
2
Workshop online Equal Rural com Lídia Santiago a 18 de Julho

Notícias relacionadas

AgriJovem 2023
Candidaturas ao AgriJovem 2023 abertas até 31 de Julho
Decorre até 31 de Julho o período de submissão de candidaturas para participar...
2a
Grupo Operacional SafeApple realiza seminário de encerramento a 19 de Julho em Alcobaça
O auditório do Pólo de Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária...
2
Workshop online Equal Rural com Lídia Santiago a 18 de Julho
Lídia Santiago, Coordenadora da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar...
Tabuleiro1
Sementes Vivas critica proposta de Regulamento sobre NTG da Comissão Europeia
A Comissão Europeia apresentou recentemente uma proposta de Regulamento relativo...