Os impactos da pandemia em “Marketing, Negócios e Vendas”

A GS1 Portugal promoveu na passada quinta-feira, dia 29 de Outubro, o terceiro evento híbrido, no âmbito do ciclo de debates “À conversa com…”, desta vez sob o mote “Marketing, Negócios e Vendas – desafios pós COVID-19”. O evento, transmitido em directo através das redes sociais da GS1 Portugal, contou com a moderação de Rui Ventura, presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e com os convidados Clara Costa, directora de Marca e Transformação da Auchan Retail Portugal; Filipa Appleton, head of Marketing do Lidl Portugal; Sandra Vera Cruz, directora-geral da Coca-Cola Portugal; e Daniel Rodrigues, director de Marketing da Unilever Foods & Gallo Portugal.

Começando pelo início do confinamento, Sandra Vera Cruz explicou que o mais importante perante uma situação totalmente desconhecida para todos «foi ouvir e compreender o que os consumidores estavam a sentir e o que procuravam». «Os consumidores não estavam a pensar nas marcas, mas sim nas suas próprias vidas, que foram impactadas por uma crise sem precedentes. E, por isso, ao compreender a situação, as empresas criaram soluções imediatas para responder às várias necessidades sociais existentes», explicou a directora geral da Coca-Cola Portugal.

Neste tópico, Filipa Appleton destacou que o comportamento dos consumidores passou a ser totalmente atípico e irracional. «A desconfiança, medo, apreensão, dúvida, eram os sentimentos com que se deparavam e as empresas sabiam que tinham de responder rapidamente ao desafio. Em algumas horas, tivemos de ter a capacidade de preparar as lojas, as nossas equipas, enquanto, ao mesmo tempo, informávamos o consumidor», explicou.

Já Clara Costa salientou que, em plena pandemia, existiu sempre uma questão prioritária, que estava até antes dos consumidores: a equipa. «Aquilo que mais me impressionou foi a adaptabilidade das equipas das lojas. Ninguém estava preparado ou treinado para esta situação, por isso, a segurança e a comunicação foram a nossa prioridade número um!», acrescentou a directora de Marca da Auchan.

A seguir a este processo inicial, segundo explicou Clara Costa, foi a altura de as marcas demonstrarem aos clientes que fazer compras em loja física era seguro. «Apesar das naturais diferenças culturais, o comportamento do consumidor foi o mesmo a nível global: passaram a comprar mais e ir menos vezes às compras, preferindo as grandes superfícies que lhes proporcionavam a sensação de maior confiança e segurança», concluiu.

Na opinião de Daniel Rodrigues, a pandemia veio evidenciar como as marcas têm um papel social importante, levando-as a «reflectir sobre a sua presença no dia-a-dia dos consumidores, tendo a percepção que, no final de contas, não estão só a trabalhar para obter lucro».

Perante a inevitável mudança de hábitos da população, as equipas de marketing enfrentaram grandes desafios, como a alteração ou cancelamento de campanhas, surgindo a necessidade de se moldarem à nova realidade.

Ao longo da sessão, todos os oradores presentes afirmaram que seria determinante reforçar a relação com os consumidores e impulsionar o lado humano das empresas. É reconhecido que, quer os consumidores, quer as empresas, sentirão as consequências da crise económica. Por isso, será fundamental que as empresas incorporem nas suas marcas um propósito social.

Em jeito de conclusão, conceitos-chave como a resiliência, a humanização e a transparência foram identificados pelos oradores como o caminho a seguir pelas marcas num futuro próximo.

A sessão poderá ser revista aqui.

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...