Novos porta-enxertos de tomate da Vilmorin

Novos porta-enxertos de tomate da Vilmorin

Vilmorin lançou recentemente no mercado português dois novos porta-enxerto de tipo interespecífico. A empresa indica já ter encomendas de viveiros para estes porta-enxertos («a pedido de agricultores») e refere, a propósito, o objectivo de conquistar uma quota no mercado dos porta-enxertos.

O Interpro F1 é um híbrido de vigor médio, que proporciona alto desempenho em solos pobres, boa precocidade e boa compatibilidade com variedades. Induz boa qualidade, uniformidade e cor ao fruto. Apresenta resistência a nemátodos “de galhas”, resistência intermédia a fusariose radicular e resistência elevada ao vírus do mosaico do tomate, à verticiliose e à fusariose vascular.

O Superpro F1 apresenta-se com alto poder germinativo e emergência uniforme, conferindo à variedade um aumento de vigor, sem afectar a qualidade do fruto. Permite a rápida entrada em produção na Primavera e mantém o calibre ao longo do ciclo. Proporciona boa adaptação para solos com nemátodos, alto desempenho em solos pobres e uma ampla gama de resistência genética. Apresenta resistência a nemátodos “de galhas”, resistência intermédia a fusariose radicular e a Corky Root e ainda resistência elevada ao vírus do mosaico do tomate, à verticiliose e à fusariose vascular.

João Loureiro, técnico da empresa Frutas Patrícia Pilar, realizou ensaios com estes novos porta-enxertos em Junho de 2012 e está a usá-los em pleno na actual campanha – com plantação em Janeiro. Assim, para já, não detecta qualquer problema de compatibilidade e refere que o Superpro apresenta mais vigor e mais enraizamento do que o Interpro. Na sua forma de trabalhar, João Loureiro considera o Superpro adequado para campanhas mais longas (14, 15 cachos) e o Interpro mais adequado para quem faz menos cachos e para variedades mais vigorosas. Este técnico refere ainda que falta apurar qual será o mais resistente aos nemátodos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Uma resposta

  1. ola bom-dia sou natural de lamego imigrante no sudoeste da frança
    trabalho na agricultura do qual a enxertia dos legumes tomate melão entre outros e utilizada de maneira a obter uma maior produção em terras já cansadas e de forma a evitar varias doenças e a morte precoce dos legumes nos meses de maior calor por estresse
    Ab: Leonel pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango

Notícias relacionadas

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
A FITOSISTEMA é, desde 2019, parceira da empresa italiana BIOGARD, a referência...
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
No dia 2 de Maio, tem lugar em Beja a entrega dos prémios Alqueva Sustentável...
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
O sub-sector do morango constitui o tema do mais recente documento de análise...
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...