O Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, vai acolher, entre 17 e 26 de Agosto, a 28.ª edição da Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura. Promovido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, este certame tem as frutas nacionais como «ponto de partida» e, como objectivo, «promover a produção nacional».
A Frutos 2018 vai estar dividida em diversas áreas, incluindo zonas para divulgar a importância de consumir fruta, para comprar produtos directamente a produtores locais, para adquirir produtos biológicos e o Espaço Vamos à Horta (onde vão decorrer workshops, por exemplo, sobre compostagem, cogumelos shitake e conservação dos alimentos). O programa inclui ainda sessões temáticas, showcooking, consultório agrícola, exposições, videomapping, concertos, Miss Frutos, teatro, provas de vinhos, entre outras actividades.
Segundo a organização, a «grande missão» da Feira Nacional de Hortofruticultura «é dar competitividade ao sector, reforçar e melhorar as condições de acesso ao mercado das grandes áreas de distribuição nacional e divulgar as características dos produtos de qualidade sob o lema “mais e melhores frutos e hortícolas portugueses”». Também se pretende promover «a reflexão sobre temas actuais» e «diversidade da oferta».
A Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura teve início em 1979. Após um interregno, esta iniciativa voltou a realizar-se em 2016, com periodicidade anual.