Nasce o consórcio de investigação e inovação Agro-Tech

Agro-Tech Campus de Oeiras é um consórcio que reúne o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav), Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa e Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET). Criado hoje, 17 de Junho, constitui, segundo os responsáveis das três entidades, «o primeiro ecossistema de investigação e inovação dedicado inteiramente aos sectores agro-alimentar, veterinário e florestal» em Portugal.

O consórcio, que vai funcionar na Quinta do Marquês, em Oeiras, integra mais de 1.000 investigadores, «dedicados inteiramente ao aumento da competitividade nacional e à capacidade exportadora das empresas portuguesas». O Agro-Tech vai fazer uso das especificidades de cada uma das entidades, numa orientação «com interesses comuns», como salienta Cláudio Soares, director do ITQB.

Assim, «pretende estimular a investigação e inovação alicerçada em estruturas tecnológicas no domínio agro-florestal, avaliar a utilização farmacológica e nutracêutica de moléculas de origem vegetal, incentivar a investigação sobre doenças emergentes animais, de risco para a saúde humana, e promover o estudo sobre a produção de recursos renováveis e a sua conversão em alimentação humana e animal». Por outro lado, também vai «desenvolver vacinas e kits de diagnóstico para as áreas da saúde animal, segurança alimentar e sanidade vegetal e apoiar a formação especializada de técnicos e investigadores, nomeadamente em agro-biotecnologia, agro-indústria e floresta».

Nuno Canada, presidente do Iniav, sublinha que o Agro-Tech «pretende colmatar a falta de massa crítica e de escala em alguns domínios destes sectores» e que «esta iniciativa âncora permitirá uma muito maior capacidade de resposta, acesso a projectos de grande dimensão, passando as três instituições a ter um peso muito maior do que quando trabalhavam de forma isolada». Para o presidente do IBET, «o consórcio deverá estimular a investigação e a oferta de tecnologias de ponta com aplicação nas indústrias agro-alimentar, veterinária e florestal».

A cerimónia de apresentação deste consórcio contou com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR

Notícias relacionadas

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR
Foi publicado a 26 de Maio, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 36/2023,...
1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...