Ministra da Agricultura visita Planície Verde

A propósito da celebração dos 25 anos de actividade de Luís Correia como produtor hortícola, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, visitou a 10 de Julho a Planície Verde, em Malaqueijo, perto de Rio Maior. Luís Correia começou a produzir hortícolas em 1989, em nome individual, e em 2004 fundou a empresa Planície Verde, que actualmente trabalha vários segmentos de melão, melancia, meloa e alface.

A visita percorreu as instalações da empresa, que ocupam uma área coberta de cerca de 3.000 metros quadrados. Em 2014 foi realizada a mais recente ampliação das instalações, que representou um investimento de cerca de dois milhões de euros, com financiamento parcial do Proder (em dois projectos, no valor de 1,4 milhões de euros). Estas instalações contam actualmente com várias linhas de embalamento (uma delas para embalamento de melão em saco de rede) e três robôs para paletização de melão e melancia.

A Planície Verde gere uma produção anual de 12.000 toneladas, com a alface a perfazer entre 600 a 700 toneladas. Entre área própria de produção e área contratada, a empresa explora cerca de 200 hectares. A produção decorre na região do Ribatejo e no Baixo Alentejo, mas também em Espanha, Senegal e Brasil, nomeadamente como forma de alargar o calendário de disponibilidade de produtos – por exemplo, para o período do Natal.

A empresa escoa a sua produção maioritariamente para as grandes superfícies. A exportação representa actualmente 5% da sua produção, mas poderá vir a crescer nesse segmento. Luís Correia indica ainda que a aposta na «transformação» – no «aproveitamento dos subprodutos» das culturas com que trabalha – «poderá ser o próximo passo» da Planície Verde. Para Luís Correia, a visita da ministra «é o culminar de 25 anos de trabalho e o reconhecimento do trabalho que temos feito ao longo dos anos». «É sempre gratificante recebermos a visita do representante máximo do sector em Portugal», conclui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...