Mercadona aumenta salários de colaboradores em 8,5%

A cadeia de supermercados Mercadona anunciou que o seu Comité de Direcção decidiu aumentar os salários de toda a sua equipa em 8,5%, uma medida que entrará em vigor a partir do vencimento de Janeiro de 2025, inclusive. Este aumento salarial abrange os mais de 100.000 colaboradores que a empresa tem em Portugal e Espanha, corresponde à soma do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e de uma percentagem adicional decidida pela Mercadona para atingir 8,5% e visa «contribuir para o aumento do seu poder de compra».

A empresa indica que «tem vindo a aumentar os salários todos os anos de acordo com o Índice de Preços no Consumidor» e que, «sobre esse valor, aplicará um extra adicional, elevando esse aumento a 8,5%». Desta forma, «o pessoal base da empresa passará a receber 1.247 euros brutos/mês no primeiro ano (com duodécimos incluídos), ou seja, 23% mais do que o Salário Mínimo Nacional (SMN)» – «num total de 14.963 euros brutos/ano» –, e «1.705 euros brutos/mês após ultrapassados os quatro anos de actividade na empresa, ou seja, 68% mais do que o SMN» – num total de «20.465 brutos/ano» –, explica a Mercadona.

No âmbito da sua estratégia de partilha dos lucros (medida promovida pelos accionistas da Mercadona em 2001), a empresa também decidiu «distribuir um prémio adicional, que se soma ao já habitual prémio por objectivos». «Como já vem sendo habitual, os colaboradores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, e caso sejam atingidos os objectivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade. Este ano, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a um salário mensal. Estes valores adicionais serão pagos em Março», refere a Mercadona.

A empresa assinala ainda que «todos os colaboradores da Mercadona têm contrato efectivo desde o primeiro dia e uma progressão salarial de cinco níveis (alcançados no máximo em cinco anos), correspondente a um aumento salarial de 11% por cada nível». Segundo a Mercadona, «a esta progressão será agora aplicado o aumento aprovado de 8,5% (um aumento total de aproximadamente 20% para quem mude de nível)».

Com cinco anos de actividade em Portugal, a empresa tem actualmente 60 lojas em território nacional, conta com 6.000 colaboradores. A empresa sublinha que já tem 1.000 fornecedores portugueses («aos quais compra, desde 2019, mais de 3.000 milhões de euros») e que, desde 2019, investiu um total de 1.000 milhões de euros em Portugal.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025

Notícias relacionadas

2
Selectis renova identidade visual e introduz marca em Espanha
No ano em que celebra 25 anos de existência, a Selectis levou a cabo a renovação...
Culturas de cobertura
Dia aberto sobre culturas de cobertura a 11 de Abril em Coruche
A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, vai ser palco, na manhã...
image001 (5)
15 frutas e legumes recebem distinção Sabor do Ano 2025
O SABOR DO ANO, selo líder de qualidade no sector alimentar, premiou na edição...
Foto Salad Greenhouse (62)
Compal renova Fábrica de Sumos na KidZania e convida crianças a tornarem-se frutólogos por um dia
A Compal acaba de renovar a sua Fábrica de Sumos na KidZania, que está pronta...