Mercadona aposta em consolidar modelo de logística sustentável

A cadeia de supermercados Mercadona anunciou que tem vindo a consolidar o seu «modelo de logística sustentável» e que o está a fazer «de acordo com as suas políticas de economia circular, para produzir mais com menos recursos naturais». Neste modelo, a empresa destaca o trabalho realizado em Espanha desde 1996 com a Logifruit, «fornecedor Totaler de logística e pioneiro na introdução de paletes de plástico laváveis, reutilizáveis e recicláveis, assim como as caixas dobráveis utilizadas para a distribuição alimentar em Espanha».

A Logifruit centra a sua actividade na lavagem, desinfecção, classificação, armazenamento e aluguer de caixas de plástico reutilizáveis, a partir das 13 plataformas que a empresa dispõe em Espanha, com uma área de instalação superior a 200.000 m2 e com «maquinaria de última geração». Actualmente, está em construção uma plataforma da Logifruit em Portugal, para que venha a ser implementado no País o mesmo modelo que tem sido aplicado em Espanha.

Segundo a Mercadona – que opera em Espanha e em Portugal –, o compromisso da Logifruit com a optimização constante de recursos, numa lógica de economia circular, permitiu conseguir «melhorias logísticas importantes», de que é exemplo a conversão de caixas rígidas em caixas dobráveis, «o que tem trazido benefícios em toda a cadeia de abastecimento, pois no espaço ocupado anteriormente por uma caixa rígida passaram a ser transportadas três caixas dobráveis». Este facto significou «uma redução de 96.710 percursos de camião» por ano, «resultando num menor consumo de combustíveis e de emissões de CO2 para a atmosfera», explica a Mercadona, acrescentando que «a reutilização de caixas e paletes permite evitar 180.000 toneladas por ano de materiais de utilização única» e que as caixas reutilizáveis, que passam por um «processo automatizado de limpeza e desinfecção», «permitem mais de 120 utilizações, são reparáveis e 100% recicláveis, o que beneficia todos os elos da cadeia de abastecimento».

A Mercadona sublinha que, nos últimos anos, os seus “Fornecedores Totaler” implementaram «mais de 300 medidas, para uma poupança total de 2.500 toneladas de embalagens». Isto teve impactos na redução de custos na cadeia de abastecimento, na higiene e segurança alimentar, no manuseamento e na segurança, com a empresa a firmar que a sua colaboração com a Logifruit «aumenta a segurança, eficiência e agilidade no transporte de mercadorias, optimiza a distribuição de rotas, melhora o fluxo de produtos que chegam aos lineares, aumenta o volume de entrega aos fornecedores e reforça a rastreabilidade».

«Há muito tempo que apostamos num modelo de logística sustentável que contribua para reduzir o impacto ambiental da nossa actividade», diz Margarita Muñoz, directora de Responsabilidade Social da Mercadona. «Após todos estes anos de colaboração com a Logifruit na implementação destas caixas e paletes, seguindo os princípios da economia circular e da eficiência, estamos cada vez mais convencidos da necessidade de continuar a cuidar do planeta e de promover iniciativas e modelos sustentáveis como o da Logifruit, que também garante a segurança alimentar das embalagens, a ergonomia e a eficiência no transporte.»

InfografiasLogifruitDatos 2-21_POR

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga

Notícias relacionadas

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
“Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades” é o tema de...
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
A cadeia de supermercados Mercadona, que opera em Espanha e em Portugal, anunciou...
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga
O Fórum Braga vai acolher, de 3 a 6 de Abril, a 57.ª edição da Agro – Feira...
2
Agripro lança bioestimulante natural Spurt
A Agripro, empresa do Grupo Agris, anunciou o lançamento no mercado nacional,...