Medcliv visa adaptação da vinha e do vinho às mudanças climáticas

Tem lugar a 9 de Outubro, em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, a sessão de apresentação pública do projecto Medcliv – Ecossistema Climático Mediterrânico da Vinha e do Vinho. Financiado pelo EIT Climate-KIC – iniciativa europeia de inovação na área climática –, o Medcliv visa «juntar viticultores, vinicultores e restantes agentes da cadeia de valor da vinha e do vinho na procura e desenvolvimento de soluções de adaptação às mudanças climáticas».

Este projecto envolve seis países mediterrânicos, representados pelas seguintes entidades: Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Fundação Edmund Mach e Instituto de Bio Economia (Itália); Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França); Universidade Politécnica de Valência (Espanha); Instituto Nacional de Química (Eslovénia); Universidade de Tecnologia do Chipre (Chipre). Os promotores referem que, numa altura em que as questões da sustentabilidade na fileira vinícola «são cada vez mais prementes», o objectivo do Medcliv é «dinamizar o ecossistema nacional, tendo como principais resultados a caracterização do sector nas suas preocupações climáticas, o desenvolvimento de eventos participativos e de cocriação, bem como de uma plataforma digital de apoio à disseminação do conhecimento e experiência existentes».

No âmbito do Medcliv, está actualmente em curso um questionário, destinado a todos os que sejam produtores de uva, de vinho ou de ambos. O questionário «pretende caracterizar o sector da vinha e do vinho na região do Mediterrâneo e identificar os principais desafios decorrentes das alterações no clima».

A sessão de apresentação tem início às 14h50, conta com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e, devido às limitações causadas pela pandemia de covid-19, será transmitida através da plataforma Zoom. O programa da sessão é o seguinte:

14h50 – Boas-vindas e apresentação do “Programa estratégico de apoio à fileira do vinho na região Centro” (Arlindo Cunha, CVR Dão)

15h10 – Sessão participativa: “Desafios Climáticos do Ecossistema Português da Vinha e do Vinho” (Luísa Ferreira e Filipa Carlos, FCT Nova)

– Abordagem sistémica

– Resultados preliminares do questionário Medcliv

16h30 – Apresentação pública do projecto Medcliv

– Climate KIC Portugal (Júlia Seixas, FCT Nova)

– Medcliv (Luísa Ferreira, FCT Nova)

17h00 – Dão d’Honra

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...