McDonald’s lança manual para o empreendedor agrícola

Na manhã de 5 de Abril, o hotel Altis Belém foi o palco da primeira conversa organizada pela McDonald’s no âmbito da sua Business Initiative for Agriculture (MBIA). O evento reuniu produtores e outros agentes do sector agrícola interessados em conversar (e ouvir falar) sobre empreendedorismo na agricultura.

O mote para esta iniciativa foi a apresentação do Guia Prático do Empreendedor Agrícola, um «guia de consulta que é um ponto de partida excelente», disse Luís Mira da Silva, presidente da Inovisa – Associação para Inovação e Desenvolvimento Empresarial –, entidade que colaborou na elaboração do manual.

O responsável afirmou que na agricultura, «por cada projecto de sucesso, há sete ou oito que não vingam». É daí que advém a necessidade deste manual. Com o projecto, «queremos contrariar estes números e aumentar a probabilidade de sucesso».

Para André Santos, responsável de Compras e Qualidade da cadeia de fast-food em Portugal, a primeira edição da MBIA Talk é «uma forma de dar início à parceria da McDonald’s com os agricultores portugueses e promovermos a agricultura portuguesa». O objectivo é «dinamizar contactos entre os agricultores e as próprias associações».

Em Portugal há 25 anos, a McDonald’s emprega 6.000 pessoas. Em 2015, comprou 7.000 toneladas de cebola produzida em Alqueva, «satisfazendo 100% das necessidades dos restaurantes nacionais». À Vitacress comprou 1.200 toneladas de alface Iceberg, cenoura e mistura para saladas, contou André Santos.

Partilhar ideias

Durante a manhã, algumas figuras do sector foram chamadas a partilhar as suas ideias sobre a agricultura portuguesa. Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, lembrou que «os agricultores portugueses são muito bons a produzir» e que, em 2010, o sector exportava 65% do valor de importações, ao passo que, em Outubro de 2015, já exportava 97% desse valor.

Questionados sobre o que é necessário para o sucesso da agricultura em Portugal, Manuel Évora e os restantes convidados (Gonçalo Albino, director comercial da Carnalentejana, Nuno Pereira, director de operações da Vitacress, e César Machado, coordenador de área do Crédito Agrícola) lembraram que a inovação, união entre produtores e a entrada dos mais jovens na agricultura portuguesa são elementos importantes.

Sobre as relações com a grande distribuição, Gonçalo Albino advertiu que deve «ser vista como uma aliada, não como uma adversária».

Gonçalo Albino, César Ferreira, Rafael Rocha, Manuel Évora e Nuno Pereira (da esquerda para a direita)
Gonçalo Albino, César Ferreira, Rafael Rocha, Manuel Évora e Nuno Pereira (da esquerda para a direita)

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...