Na manhã de 5 de Abril, o hotel Altis Belém foi o palco da primeira conversa organizada pela McDonald’s no âmbito da sua Business Initiative for Agriculture (MBIA). O evento reuniu produtores e outros agentes do sector agrícola interessados em conversar (e ouvir falar) sobre empreendedorismo na agricultura.
O mote para esta iniciativa foi a apresentação do Guia Prático do Empreendedor Agrícola, um «guia de consulta que é um ponto de partida excelente», disse Luís Mira da Silva, presidente da Inovisa – Associação para Inovação e Desenvolvimento Empresarial –, entidade que colaborou na elaboração do manual.
O responsável afirmou que na agricultura, «por cada projecto de sucesso, há sete ou oito que não vingam». É daí que advém a necessidade deste manual. Com o projecto, «queremos contrariar estes números e aumentar a probabilidade de sucesso».
Para André Santos, responsável de Compras e Qualidade da cadeia de fast-food em Portugal, a primeira edição da MBIA Talk é «uma forma de dar início à parceria da McDonald’s com os agricultores portugueses e promovermos a agricultura portuguesa». O objectivo é «dinamizar contactos entre os agricultores e as próprias associações».
Em Portugal há 25 anos, a McDonald’s emprega 6.000 pessoas. Em 2015, comprou 7.000 toneladas de cebola produzida em Alqueva, «satisfazendo 100% das necessidades dos restaurantes nacionais». À Vitacress comprou 1.200 toneladas de alface Iceberg, cenoura e mistura para saladas, contou André Santos.
Partilhar ideias
Durante a manhã, algumas figuras do sector foram chamadas a partilhar as suas ideias sobre a agricultura portuguesa. Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, lembrou que «os agricultores portugueses são muito bons a produzir» e que, em 2010, o sector exportava 65% do valor de importações, ao passo que, em Outubro de 2015, já exportava 97% desse valor.
Questionados sobre o que é necessário para o sucesso da agricultura em Portugal, Manuel Évora e os restantes convidados (Gonçalo Albino, director comercial da Carnalentejana, Nuno Pereira, director de operações da Vitacress, e César Machado, coordenador de área do Crédito Agrícola) lembraram que a inovação, união entre produtores e a entrada dos mais jovens na agricultura portuguesa são elementos importantes.
Sobre as relações com a grande distribuição, Gonçalo Albino advertiu que deve «ser vista como uma aliada, não como uma adversária».