McDonald’s incentiva empreendedorismo agrícola

Acelerar o crescimento das produções, promover as competências de gestão dos agricultores e facilitar o acesso a factores de produção são os principais objectivos da  McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA).

A sala da Fundação Cidade de Lisboa encheu-se, esta manhã, para ouvir do que trata esta iniciativa. No âmbito da MBIA serão promovidas sessões de networking, acções de formação e visitas às FlagshipFarms, será disponibilizado um guia prático do empreendedor agrícola e uma plataforma digital para a partilha de conhecimento e discussão de temáticas relevantes ao sector.

O público-alvo são três tipos de agricultores: os que têm uma ideia, mas não têm empresa; os que têm uma empresa, mas ainda trabalham para aumentar a sua produção; e os que já estão constituídos, mas pretendem aumentar a sua carteira de clientes.

Jorge Ferraz, director geral da McDonald’s em Portugal, explicou que a empresa já faz negócio com cerca de 30 produtores portugueses, aos quais compra azeite, maçãs, alface, tomate, entre outros. De facto, cerca de 35% dos produtos utilizados nos restaurantes portugueses da marca são de origem nacional, revelou Jorge Ferraz.

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho explicou que «a agricultura nacional está na moda» e que a ideia é apanhar essa “onda”. «Preparem-se, inovem, invistam», aconselhou o presidente da AICEP aos agricultores. O vice primeiro-ministro, também esteve presente. Para Paulo Portas, a iniciativa vem «tornar mais empresarial a agricultura».

A apresentação da MBIA contou ainda com um evento de networking onde os agricultores presentes foram apresentados à Vitacress, à Vegenat e à OSI Food Solutions. Luís Mesquita Dias, director geral da Vitacress, explicou à Frutas, Legumes e Flores que, apesar da sua empresa produzir alface Iceberg, não o faz em quantidades suficientes para satisfazer a procura da McDonald’s, pelo que procura outros agricultores disponíveis para colaborar consigo.

A iniciativa tem como parceiros fundadores a AICEP, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Empresarial para a Inovação (Cotec).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...