McDonald’s incentiva empreendedorismo agrícola

Acelerar o crescimento das produções, promover as competências de gestão dos agricultores e facilitar o acesso a factores de produção são os principais objectivos da  McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA).

A sala da Fundação Cidade de Lisboa encheu-se, esta manhã, para ouvir do que trata esta iniciativa. No âmbito da MBIA serão promovidas sessões de networking, acções de formação e visitas às FlagshipFarms, será disponibilizado um guia prático do empreendedor agrícola e uma plataforma digital para a partilha de conhecimento e discussão de temáticas relevantes ao sector.

O público-alvo são três tipos de agricultores: os que têm uma ideia, mas não têm empresa; os que têm uma empresa, mas ainda trabalham para aumentar a sua produção; e os que já estão constituídos, mas pretendem aumentar a sua carteira de clientes.

Jorge Ferraz, director geral da McDonald’s em Portugal, explicou que a empresa já faz negócio com cerca de 30 produtores portugueses, aos quais compra azeite, maçãs, alface, tomate, entre outros. De facto, cerca de 35% dos produtos utilizados nos restaurantes portugueses da marca são de origem nacional, revelou Jorge Ferraz.

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho explicou que «a agricultura nacional está na moda» e que a ideia é apanhar essa “onda”. «Preparem-se, inovem, invistam», aconselhou o presidente da AICEP aos agricultores. O vice primeiro-ministro, também esteve presente. Para Paulo Portas, a iniciativa vem «tornar mais empresarial a agricultura».

A apresentação da MBIA contou ainda com um evento de networking onde os agricultores presentes foram apresentados à Vitacress, à Vegenat e à OSI Food Solutions. Luís Mesquita Dias, director geral da Vitacress, explicou à Frutas, Legumes e Flores que, apesar da sua empresa produzir alface Iceberg, não o faz em quantidades suficientes para satisfazer a procura da McDonald’s, pelo que procura outros agricultores disponíveis para colaborar consigo.

A iniciativa tem como parceiros fundadores a AICEP, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Empresarial para a Inovação (Cotec).

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