A McDonald’s e a Nutri Ventures desenvolveram uma iniciativa que «visa aumentar o consumo de frutas e vegetais, junto de crianças e famílias». Esta iniciativa «pedagógica» teve início a 16 de Janeiro e decorre em todos os 161 restaurantes da McDonald’s em Portugal.
Assim, na compra de um Happy Meal com fruta e/ou vegetais – fatias de maçã, uvas sem grainha, cenouras baby ou sopas –, o cliente recebe um código que deve ser inserido na app da iniciativa, designada MyGuga. Ao acumular três códigos, a McDonald’s oferece um peluche Nutri Ventures, para coleccionar (Guga).
O objectivo desta iniciativa é «estimular, nas crianças, o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando-as a aumentarem o consumo de frutas e vegetais», explica-se em comunicado. A McDonald’s refere que tem «vindo a trabalhar para melhorar o perfil nutricional» do Happy Meal, «reforçando a diversidade de opções existentes».
«Acreditamos que comer fruta e vegetais pode e deve ser divertido, pelo que esta iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Nutri Ventures, visa contribuir para uma mudança de comportamentos», afirma Inês Lima, directora de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal. Para reforçar esta ideia, a marca indica que, segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (2015-2016), «68,9% das crianças não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 g/dia (equivalente a cinco ou mais porções diárias)».
Para Rodrigo Carvalho, co-founder & managing partner da Nutri Ventures, a empresa «tem por missão utilizar o entretenimento para fornecer ferramentas aos pais e educadores que possam facilitar a promoção de hábitos alimentares nas crianças». «A McDonald’s está muito presente na vida das famílias portuguesas. Ser parceiro numa acção onde, juntos, utilizamos os personagens da Nutri Ventures para incentivar o consumo de fruta, sopas e legumes é algo que, certamente, terá um impacto positivo em milhares de crianças e na nossa sociedade.»