Um ambicioso programa de modernização vai marcar a chegada do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) à maioridade – 18 anos.
«Acusando a evidente falta de investimentos desde a empreitada inicial, está já a sofrer várias intervenções que o pretendem reabilitar como a maior e melhor plataforma logística e de serviços na distribuição agro-alimentar em Portugal», lê-se numa nota da SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores.
«Temos em curso um plano para três anos que prevê um investimento anual, com dinheiros públicos provenientes das nossas receitas, da ordem dos três milhões de euros», adianta Rui Paulo Figueiredo, CEO do Grupo SIMAB, que, além do MARL, gere os mercados de Braga, Évora e Faro.
«Estamos a falar de 101 hectares… Portanto, temos muita obra de recuperação de edifícios, investimentos tecnológicos, actualização da imagem, sinalética, rede de dados única, fibra óptica em todo o mercado, sistemas de telemetria para consumos de água e energias, melhorias na gestão centralizada da rede de frio, mobilidade eléctrica, soluções de comércio electrónico; ou seja, um vasto programa de soluções materiais, mas também algumas acções materiais, também muito importantes», sintetiza Rui Paulo Figueiredo.
O presidente do Conselho de Administração do MARL faz questão de lembrar que, a par do investimento público em curso, estão também a ser criadas as condições para vários investimentos privados, já em curso e outros a acontecer em breve.