Linde amplia gama de empilhadores industriais

A Linde Material Handling – a filial em Espanha e Portugal da Linde Material Handling GmbH, fabricante de empilhadores e máquinas de interior –, ampliou a sua gama de empilhadores industriais, utilizando a tecnologia de íon-lítio (Li-Ion).

Esta tecnologia foi incorporada em porta-paletes de condutor apeado (dando origem ao modelo T20 Ion, por exemplo), porta-paletes com plataforma (originando os modelos T20 SP/AP Ion, T24 SP/AP Ion e T30 Ion), preparadores de encomendas de primeiro nível (modelos N20 ION e N24 Ion) e tractores de reboque (modelos P30 C Ion e P50 C Ion, com capacidades de reboque de 3,0 e 5,0 toneladas).

Também foram introduzidas «baterias novas e mais potentes», com uma capacidade de 4,5 ou 9,0 kWh, que complementam a gama disponível anteriormente – de 1,8 e 3,6 kWh – e estendem o uso «a outras aplicações numa gama de carga mais alta». Segundo a Linde, as baterias Li-Ion têm como vantagens uma vida útil «superior» à das baterias de chumbo convencionais, «melhor eficiência energética» e «máxima durabilidade».

Em todos os modelos referidos, afirma a Linde, «as baterias podem-se recarregar de forma rápida e fácil mediante o conector de carga lateral standard, sem que o operador tenha que abrir a carcaça da bateria». A carga completa «demora 90 minutos», mas «após 40 minutos, o veículo volta a estar disponível com a bateria a 60% do nível de carga». A Linde indica que as baterias de lítio que utiliza para os seus equipamentos de 24 V permitem usar «os dispositivos eficientemente a temperaturas ambiente compreendidas entre -35 °C e +45 °C». O sistema de gestão da bateria (BMS) incorporado nas baterias indica o estado de carga ao condutor no ecrã do veículo e garante que a bateria de lítio não se descarregue por completo ou não carregue em excesso.

A Linde Material Handling informa ainda que está em curso o desenvolvimento da primeira geração de empilhadores contrapesados equipados com baterias de Li-Ion. «Em contraste com os restantes equipamentos de interior actuais, não se desenharão para a gama de tensão de 24 V, mas sim para 48 V, como é habitual para empilhadores», conclui a empresa.

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