De acordo com o ministro da Economia, António Pires de Lima, está na fase final o processo legislativo para permitir aumentar de 40 para 60 toneladas o limite de carga de alguns produtos hortícolas e de suínos a transportar em viaturas pesadas.
O processo legislativo, que ainda irá ser aprovado em Conselho de Ministros, mas que «já está na fase final», corresponde a uma ambição que muitos agricultores têm «de que o limite de carga no transporte de alguns produtos hortícolas, como tomate e uva, e de suínos possa ser aumentado de 40 para 60 toneladas», à semelhança do que já está em vigor para produtos da floresta, disse o ministro.
Segundo António Pires de Lima, «existe a expectativa de que a legislação possa estar aprovada e promulgada a tempo da estação alta».
Esta é «uma medida simples» mas que em Portugal, ao nível ibérico, «está a ser pioneira» e que, no fundo, «visa dotar a agricultura e a agroindústria de uma maior competitividade, uma maior simplicidade e racionalidade de custos na área dos transportes», salientou o mesmo ministro.