Lançamento da primeira grande colecção de “Botânica em Português”

A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica publicam a primeira grande colecção de Botânica em Língua Portuguesa – “Botânica em Português” -, numa edição conjunta com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, inserida nas publicações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

A colecção pretende divulgar a Ciência Botânica, numa abordagem completa e rigorosa, dando a conhecer o admirável mundo das plantas nas suas diversas vertentes.

Escrita por um conjunto alargado de botânicos portugueses, aborda os principais desenvolvimentos contemporâneos da Biologia das Plantas, desde os temas fundamentais, como a Morfologia, a Sistemática e a Evolução, até à caracterização da flora e dos ecossistemas de Portugal, terminando na Conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Para já, foram lançados os dois primeiros volumes. O primeiro, “Estrutura e Biologia das Plantas”, da autoria do professor Carlos Aguiar, explica-nos tudo sobre a morfologia externa e interna, a biologia e a função do corpo das plantas, abordando detalhadamente temas como a polinização, a reprodução e o crescimento das plantas, numa obra que se ancora nos avanços científicos e nas descobertas mais atuais.

CapaFicha (003)

“Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental”, da autoria conjunta de diversos botânicos, dá-nos a conhecer uma selecção dos locais mais importantes e extraordinários para a flora silvestre de Portugal, vários deles bastante ameaçados, mostrando-nos também as plantas mais raras e belas que neles podemos encontrar, e explicando-nos o porquê da singularidade de cada sítio, e avançando explicações para alguns dos mistérios que os envolvem.

CapaFicha1

Aos dois volumes agora lançados juntam-se a “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, que foi apresentado no passado dia 13 de Outubro na conferência de apresentação dos resultados finais do projeto homónimo (POSEUR-03-2215-FC-000013), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian. Os restantes seis volumes da colecção serão publicados ao longo do próximo ano de 2021.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...