O Agrobot, uma invenção dos alunos da Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, em Mirandela, pode evitar uma das causas de morte em acidentes com tractores: o esmagamento do operador em situações de reviramento da máquina.
Os alunos desenvolveram uma tecnologia que possibilita o controlo do tractor à distância através de um smartphone. A informação é transmitida à máquina pelo agricultor por bluetooth deixando de ser necessário conduzi-lo.
As «acções mecânicas são realizadas por um conjunto de cilindros hidráulicos controlados por um bloco de electroválvulas», explicam os responsáveis pelo projecto.
A tecnologia é «ideal para trabalhar em locais de difícil acesso como taludes íngremes ou patamares», dizem.
Os jovens já estão a desenvolver outras características mais avançadas do software que permite «um maior nível de autonomia, em que se pretende que o tractor realize operações através de mapas de coordenadas GPS definidas pelo operador».
A invenção dos alunos de Mirandela valeu-lhes o primeiro lugar no Concurso de Protótipos Tecnológicos – AptiPro 2015, em Oliveira do Bairro. Para além do Agrobot foram apresentados outros 27 projectos na competição.