Jorge de Melo assumiu funções como CEO [Chief Executive Officer; em português, director-executivo] da empresa multinacional de origem portuguesa Sovena, do grupo Nutrinveste. O sucessor de António Simões estava na Sovena desde 2006, onde ocupava até recentemente o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração.
Em comunicado, a empresa refere que Jorge de Melo é formado em gestão pela Universidade Católica, frequentou «diversas» pós-graduações nesta área e tem «um currículo ligado à consultoria e gestão de empresas na área do grande consumo em Portugal e nos Estados Unidos da América [EUA]». Segundo o novo CEO, «nos últimos anos, a Sovena viveu momentos decisivos, que marcaram o que é o actual rumo da empresa».
«Para o sucesso que se vive actualmente, foram fundamentais duas opções estratégicas: a coragem de apostar no sector do azeite e o forte investimento em inovação. Hoje, a Sovena controla toda a cadeia de produção de azeite, uma escolha da qual resultou a recuperação do olival, o que contribuiu de forma decisiva para alargar a missão da Sovena: levar o azeite a qualquer pessoa, em qualquer parte do Mundo. A aposta na inovação foi músculo que se revelou fundamental para o crescimento sustentado» da Sovena. Jorge de Melo sublinha que «com o crescimento da empresa, surgem novos desafios, que irei enfrentar com toda a convicção que me tem motivado até aqui. O meu compromisso com a Sovena passa por levar o azeite mais longe e imprimir uma nova dinâmica a esta actividade».
Em 2017, a empresa registou «um volume de vendas superior a 200.000 toneladas de azeite e uma facturação de 1,5 mil milhões de euros». A Sovena está presente fisicamente em sete países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Tunísia, Marrocos e China – e exporta para mais de 70 países, sendo que a componente internacional representa «sensivelmente 80% do negócio».
Esta empresa detém cerca de 14.000 hectares de olival – distribuídos entre Portugal, Espanha e Marrocos – várias marcas: Oliveira da Serra e Fula em Portugal; Andorinha no Brasil; Soleada e Fontoliva em Espanha; Olivari nos EUA e noutros países europeus, africanos e asiáticos. Embora tenha o foco estratégico no azeite, a Sovena também actua nas áreas de produção e embalamento de óleos vegetais, biodiesel, preparação e embalamento de azeitona de mesa e exploração de olival.