Sob o mote “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura”, o IX Simpósio Nacional de Olivicultura realiza-se de 25 a 27 de Outubro de 2021, nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Oeiras. Esta iniciativa é organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com o INIAV, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).
A organização afirma que o evento está programado para decorrer presencialmente, mas que, «caso à data a situação pandémica não permita a sua realização, o mesmo decorrerá sob a forma de webinar, com os ajustamentos necessários no programa e modalidades de participação». Este simpósio, diz, «pretende difundir os progressos recentes e o avanço do conhecimento, e a sua disponibilização em prol do desenvolvimento do sector, promover a discussão e cooperação entre os diversos agentes desde investigadores, técnicos, agricultores, estudantes, sector de distribuição e comercialização, políticos e outros interessados no sector, para uma troca de experiências que contribua para o aumento da rentabilidade e sustentabilidade da indústria olivícola portuguesa».
Segundo a organização, «os temas em debate abordarão os aspectos mais prementes da fileira, desde a produção, transformação, subprodutos, comercialização e qualidade». Assim, serão abrangidas as seguintes áreas temáticas: recursos genéticos e melhoramento; ecofisiologia e nutrição; sistemas e técnicas culturais; protecção da oliveira; tecnologia e qualidade dos produtos do olival; tecnologias emergentes aplicadas à extracção, análise e qualidade; circularidade, subprodutos e certificação; inovação no sector olivícola; economia e sustentabilidade da fileira.
A organização informa que «cada sessão é iniciada por uma conferência plenária proferida por um orador convidado, seguida de sessões de comunicações orais e em painel», estando também previstas a realização de mesas-redondas. Mais informações serão divulgadas nos próximos meses.