De 4 a 6 de Novembro, a cidade alemã de Estugarda vai receber a feira internacional de tecnologia Intervitis Interfructa HortiTechnica, organizada pela Messe Stutgart em parceria com as entidades sectoriais Associação Alemã de Vinicultores (DVW) e Sociedade Agrícola Alemã (DLG). Este certame apresenta soluções e serviços – nomeadamente maquinaria, com demonstrações no exterior – para os sectores dos vinhos, dos sumos e das “culturas especiais” – como, por exemplo, espargos, morangos ou lúpulo.
Na edição de 2018 da Intervitis Interfructa HortiTechnica, o mote será a digitalização e os seus impactos nos sectores dos vinhos, dos sumos e das “culturas especiais”. Haverá, por exemplo, uma exposição sobre “Drones e robótica” e pavilhões dedicados aos temas “Viticultura 4.0”, “Campus 4.0”, “Viticultura eficiente a nível energético”. O tema da digitalização também terá reflexo no 63.º Congresso DVW, integrado no evento.
Haverá ainda áreas de provas e pavilhões subordinados a temáticas como “Gestão de risco” e “Protecção das plantas”. Nesta edição, também será atribuído o Prémio Inovação 2018, a partir das candidaturas de expositores da feira, com várias categorias: “Tecnologia de cultivo e colheita”, “Processamento e controlo de processo”, “Tecnologia de embalamento e enchimento”, “Organização e marketing”. O dia 5 de Novembro é o “Dia do jovem profissional”, com actividades específicas. A organização da vertente das “culturas especiais” é da responsabilidade da DLG .
A feira Intervitis nasceu em 1969, dedicada ao sector da vinha. Promovida pela DWV, em 1989 passou a ter também o nome Interfructa e a incluir a fruta e os sumos de fruta. Tem lugar de dois em dois anos, no centro de exposições de Estugarda (Messe Stuttgart). Em 2016, o evento assumiu a designação Intervitis Interfructa HortiTechnica.