Estão abertas até 31 de Maio as inscrições para a edição de 2018 do Green Project Awards (GPA), iniciativa dedicada ao «reconhecimento das boas práticas e projectos que promovam o desenvolvimento sustentável». As candidaturas deverão apresentar «projectos, produtos, serviços ou campanhas que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos» e «serão avaliadas pelo impacto do projecto, produto, iniciativa, aplicação ou serviço nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, económica e social».
A 11.ª edição do Green Project Awards inclui algumas categorias novas e está organizada assim: “Agricultura e Floresta”, “Iniciativa Jovem”, “Inovação e Economia Circular”, “Inovação Social e Mobilização”, “Mar”, “Turismo”, “Urbes”. Nesta edição, também vão ser atribuídos quatro prémios especiais: Prémio GPA-EGF Inovação e Economia Circular (a atribuir ao vencedor desta categoria); Prémio GPA-REN Florestas e Biodiversidade (entregue entre todos os candidatos da categoria “Agricultura e Floresta”); Prémio GPA-COTEC Indústria 4.0 (ao qual são candidatos todos os finalistas da edição GPA 2018); Prémio GPA-ANI Born From Knowledge (BfK Award) – que será atribuído a um dos finalistas de todas as categorias do Green Project Awards.
Podem concorrer ao GPA empresas, organizações não-governamentais, associações, cooperativas, estabelecimentos de ensino e investigação, administração pública, administração local e cidadãos a título individual. O Green Project Awards é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, pela Quercus ANCN e pela GCI, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e dos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ambiente, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Economia, da Educação, do Mar, das Finanças e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.