Inscrições abertas para o V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica

O V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (VCNHB) decorrerá a 11 e 12 de Maio de 2023, no Instituto Politécnico de Viseu.

Para participar ou submeter trabalhos técnico-científicos à Organização consulte informações aqui.

O VCNHB é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), e com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

O primeiro Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (CNHB) teve lugar em Coimbra, em 2003. Após 20 anos e com três edições pelo meio, Lisboa (2007), Braga (2011) e Faro (2016), a realização do VCNHB torna-se premente tendo em atenção que, nos últimos anos, o modo de produção biológico teve uma evolução muito acentuada, quer ao nível de área de produção, quer do número de operadores.

Este crescimento reflectiu-se a nível nacional, europeu e mundial. O Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica – FiBL indica que a área mundial em agricultura biológica se situou, em 2020, nos 74,9 milhões de hectares, representando um crescimento de 4,1% em relação a 2019. O mercado global de alimentos biológicos está a crescer, incentivado pelo aumento da procura e, por conseguinte, do consumo.

Em 2020, cada cidadão da União Europeia (UE) gastou, em média, 102€ na compra de produtos biológicos. Em Portugal, de acordo com a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a área de superfície agrícola utilizada (SAU), dedicada à agricultura biológica, em 2019, situou-se acima dos 7%, correspondendo a 273.158 hectares.

Colocam-se, actualmente, vários desafios à agricultura/horticultura biológica, nomeadamente, o aumento da área agrícola em agricultura biológica na UE (25% até 2030), a preservação dos recursos naturais (solo e água), a adaptação às alterações climáticas, a par com o aumento da procura de produtos biológicos (na UE cresce a mais de 10% ao ano).

Deste modo, deverá existir uma preocupação cada vez maior, ao nível da investigação e da experimentação.

Neste contexto, o VCNHB pretende promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector; divulgar os avanços técnico-científicos nos temas a abordar; envolver a comunidade nas questões políticas nacionais e europeias relacionadas com a produção e consumo dos produtos e identificar linhas de trabalho e de investigação que possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias ambiental e socialmente sustentáveis.

Em tempos de mudança de paradigma decorre assim o VCNHB. As áreas temáticas para submissão de trabalhos técnico-científicos são as seguintes:

  • Consumo, nutrição e saúde
  • Itinerários técnicos em modo de produção biológico
  • Pós-colheita, transformação e qualidade  
  • Aspectos socioeconómicos e organização do sector

Para submeter resumos de trabalhos ou obter informações adicionais sobre o VCNHB, contacte o Secretariado através do email: VCNHB@esav.ipv.pt

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia

Notícias relacionadas

posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...