O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) anunciou o lançamento da plataforma Infosolo, para visualização de informação geográfica sobre solos. Trata-se de uma base de dados que «visa a monitorização e gestão dos solos» em Portugal Continental e que «reúne informações detalhadas sobre 3.461 perfis de solos estudados entre 1966 e 2014, oferecendo uma visão completa das propriedades físicas e químicas dos solos portugueses».
Segundo o INIAV, esta ferramenta «permite a visualização, consulta e descarregamento de dados analíticos de perfis de solos, facilitando o acesso a informações cruciais para investigadores, agricultores e gestores de recursos naturais». A plataforma Infosolo permite a visualização de informação geográfica, de Portugal Continental, em formato matricial (raster) e vectorial, e «inclui dados sobre a textura do solo, pH, carbono orgânico e capacidade de troca catiónica, entre outros parâmetros, apresentados em mapas de alta resolução».
O Infosolo conta com as seguintes funcionalidades: Visualização de dados – através de um WebSIG (Sistema de Informação Geográfica na Web), os utilizadores podem visualizar mapas georreferenciados e realizar análises espaciais –; Consulta e descarregamento – permite a consulta detalhada de perfis de solos e o descarregamento de dados em múltiplos formatos –; WebServices – disponibiliza serviços de mapas e funcionalidades para integração em sistemas de informação geográfica. O INIAV afirma que o Infosolo «é uma ferramenta essencial para a gestão sustentável dos solos, contribuindo para a preservação e utilização eficiente dos recursos naturais», acrescentando que, «com esta plataforma, o INIAV reforça o seu compromisso com a investigação e a inovação no sector agrícola e ambiental».
Esta ferramenta é uma evolução da plataforma disponibilizada pelo INIAV em 2020.