Impacto da transformação digital em foco no congresso GS1 Portugal

Teve lugar a 17 de Outubro, em Lisboa, a quarta edição do Congresso GS1 Portugal, com o mote “O consumidor no centro das redes de colaboração digital”. Os participantes no evento abordaram os temas da “Indústria 4.0” e do “papel do consumidor no centro das redes de valor colaborativas e da digitalização da economia”, procurando «debater de que modo a transformação digital veio revolucionar o dia-a-dia de empresas e consumidores, num contexto de novos modelos de negócio, simplificação de processos, aproximação de marcas e pessoas e uma exigência urgente de respostas, nunca antes vivida», afirma um comunicado da organização.

CongressoGS1Portugal_PainelDebate1

O congresso contou com oradores nacionais e internacionais, que abordaram assuntos como “Indústria 4.0 e a digitalização da economia”, “Desafios de Portugal no contexto europeu e mundial” ou “Tendências 2020: foco no shopper”. Decorreu também um painel debate sobre o tema “O consumidor no centro das redes de colaboração digital”, com representantes do sector do retalho e bens de consumo.

Entre os oradores do congresso incluía-se Alba Ruiz Laigle, Business Development Manager do Alibaba Group em Espanha e Portugal, que apresentou esta plataforma digital de comércio electrónico, a empresa e a sua forma de funcionamento. Outro orador internacional foi Ulrike Kreysa, vice-presidente da GS1 AISBL, Healthcare, «que explicou o que está a mudar no sector da saúde a nível mundial com a implementação de standards únicos e globais da GS1 para a identificação dos medicamentos», nomeadamente quanto ao combate aos medicamentos falsificados. Na Europa, entra em vigor em Fevereiro de 2019 uma directiva comunitária sobre este assunto.

CongressoGS1Portugal_02a

Já Robert Beideman, Chief Solutions e Innovation Officer da GS1 AISBL, falou de «como podem as empresas garantir a sua presença no mundo físico e on-line, optimizando o que cada uma oferece enquanto oportunidade de negócio» e da necessidade de «garantir a integração do físico e do digital», em concreto através da identificação. Álex Rovira, especialista em Psicologia da Liderança, procurou «traçar as tendências a enfrentar no futuro próximo e o papel das pessoas como factor determinante para a sustentabilidade dos negócios».

Em jeito de conclusão deste congresso, a GS1 assinala que «a Economia Digital está a transformar o dia-a-dia de pessoas e negócios». «Dos impactos destacam-se: (1) a transformação de processos de negócio; (2) a crescente necessidade de colaboração entre empresas; (3) e a relação entre as empresas e consumidores. Neste cenário, a cadeia de valor dá lugar a uma rede colaborativa, sendo o consumidor o centro dos negócios.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas

Notícias relacionadas

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...