III Colóquio sobre o Uso Sustentável de Pesticidas a 24 de Maio em Santarém

O III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas realiza-se no dia 24 de Maio, a partir das 9h00, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS). Organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e pela ESAS, esta iniciativa vai contar com duas sessões temáticas – “Ouvir os agricultores” e “Qual o futuro” –, as quais, por sua vez, estarão divididas em mesas-redondas.

A primeira mesa-redonda da sessão I incide num debate com representantes de associações agrícolas: António Saraiva (director executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos), Diana Tereso Ferreira (vice-presidente da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Luís Marcos (director-geral da ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense), Maria do Carmo Martins (secretária-geral do COTHN), Sérgio Ferreira (presidente da direcção da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste) e Susana Sassetti (directora executiva da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal). A segunda parte da sessão I tem como foco as confederações agrícolas e contará com Firmino Cordeiro (director-geral da AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal), Pedro Santos (director da CNA – Confederação Nacional de Agricultura) e representantes, a indicar, da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

A sessão II incide sobre o tema do «uso sustentável dos pesticidas nas perspectivas nacional e europeia» e terá os seguintes oradores: Paula Cruz Garcia (subdirectora da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária), Felisbela Torres Campos (presidente da CropLife Portugal), Cristina Carlos (docente na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Pedro Fevereiro (director executivo do InnovPlantProtect) e eurodeputados das diversas famílias políticas europeias (a indicar). A organização deste evento destaca que este tem lugar «num momento oportuno, após a decisão da Comissão Europeia, em Fevereiro passado, de não avançar com a revisão da Directiva sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas, mas em que se mantêm as metas e a ambição do Pacto Ecológico Europeu», acrescentando que «Portugal é o país da União Europeia com a segunda maior taxa de redução no uso de pesticidas» e que «10% dos produtos fitofarmacêuticos autorizados são biopesticidas».

Assim, a iniciativa visa «debater os desafios do uso sustentável dos pesticidas e apresentar caminhos suportados no conhecimento e na inovação para a construção de políticas e para a implementação de práticas adequadas ao sector», refere a organização, elencando as «questões centrais para o futuro da agricultura» que vão estar em foco: «Quais são os principais desafios fitossanitários que os agricultores enfrentam em cenário de alterações climáticas? Como garantir o equilíbrio entre a necessidade de proteger as culturas e, simultaneamente, assegurar a funcionalidade dos ecossistemas? Qual é o contributo da investigação nacional face às exigências actuais? O que esperar da revisão da Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas após as eleições europeias?». É possível obter aqui mais informações relativamente à terceira edição do Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas – as edições anteriores do evento, recorde-se, tiveram lugar em 2013 e em 2019.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3a
Terceira edição do Dia do Horticultor a 17 de Maio em Navais
3b
III Colóquio sobre o Uso Sustentável de Pesticidas a 24 de Maio em Santarém
Alfarroba
Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas

Notícias relacionadas

3a
Terceira edição do Dia do Horticultor a 17 de Maio em Navais
Entre as 9h30 e as 19h00 do dia 17 de Maio, decorre em Navais, na Póvoa do Varzim,...
Alfarroba
Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas
O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel acolhe, no dia 16...
1
Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha
Entre Setembro de 2023 e Fevereiro de 2024, no primeiro semestre da campanha...
1a
Valpaços acolhe VII Congresso Nacional do Azeite a 17 de Maio
O Pavilhão Multiusos de Valpaços, na região de Trás-os-Montes, vai ser o palco,...