A primeira edição do Congresso Nacional de Rega Magos realiza-se no dia 18 de Outubro, no Santarém Hotel, em Santarém, a partir das 9h00. A Magos, que fornece e implementa sistemas de rega para a agricultura, refere que neste evento participam «destacadas personalidades da agricultura de regadio, nacionais e internacionais», e que, «pela primeira vez, vão estar reunidos num debate os maiores fabricantes mundiais de material de rega para apresentar as tecnologias e debater as tendências actuais em irrigação de precisão».
Segundo a empresa, esta iniciativa «visa partilhar conhecimento que contribua para o uso eficiente da água como factor-chave na sustentabilidade da agricultura de regadio em Portugal». O programa, que pode consultar mais abaixo (ainda em versão provisória), inclui duas mesas-redondas sobre regadio como factor de competitividade, quer na fileira hortofrutícola, quer em culturas-chave da agricultura nacional.
Haverá também outras mesas-redondas: “Gestão eficiente da água – Um passo à frente com a irrigação de precisão”, “Tendências futuras em bombagem e filtragem de água para a agricultura” e “Estratégia nacional de gestão sustentável da água”. Haverá ainda apresentações sobre créditos de carbono, tecnologias digitais aplicadas à agricultura de regadio e à gestão eficiente da água – como Fieldnet e a plataforma Vegga – e gestão e armazenamento de água no mundo.
As inscrições no I Congresso Nacional de Rega Magos são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas. Os interessados em participar podem inscrever-se aqui.
