Henrique Silvestre Ferreira é o novo presidente da AJAP

Nas eleições da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) para o triénio 2024-2027, que decorreram ontem, 29 de Abril, Henrique Silvestre Ferreira, do Vale da Rosa, foi eleito para o cargo de presidente da Direcção. Além de Henrique Silvestre Ferreira, a nova Direcção da AJAP é composta por quatro vice-presidentes: André de Oliveira e Silva, de Vila do Conde, Samuel Pereira, de Torres Vedras e André Freitas e Diana Valente, do Vale do Mondego.

O anterior presidente da Direcção, Pedro Rei, assume o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-Geral, sendo acompanhado por Romeu Sequeira, como vice-presidente, e por Cátia Pinto, do Smart Farm Colab, como secretária da Mesa. O Conselho Fiscal é presidido por André Macedo e inclui ainda José Lebres, Ana Trigo, Hugo Bacalhau e Pascoal Borges.

Segundo um comunicado da AJAP, no seu discurso de tomada de posse, Henrique Silvestre Ferreira afirmou que, «enquanto Jovem Agricultor, sinto na pele os grandes desafios que a agricultura atravessa», que aceitou o cargo «com grande sentido de responsabilidade e vontade de trabalho» e que quer contribuir, «juntamente com os meus colegas da Direcção, para melhores condições dos jovens agricultores e dos agricultores em geral». Agradecendo ao anterior presidente, Pedro Reis, e ao director-geral da associação, Firmino Cordeiro, o novo presidente da Direcção da AJAP elencou vários desafios e apostas: «ser amigo do ambiente e trazer rentabilidade aos agricultores», «trazer jovens para o sector», a formação, a internacionalização – Henrique Silvestre Ferreira lembrou o trabalho da associação nesta vertente e o lançamento recente da Academia-Agro, em Moçambique: «É o primeiro passo de uma caminhada que queremos fazer. Moçambique é um país que tem excelentes condições para o desenvolvimento da agricultura e a AJAP estar neste caminho é um passo muito importante, não só para a Associação como para Portugal, contribuindo com o nosso know how no país» – e trabalhar com o Governo nas prioridades estratégicas, «para que haja mais projectos» e «para que a agricultura não seja esquecida».

Firmino Cordeiro, director-geral da AJAP, diz que os novos corpos sociais representam «uma composição muito equilibrada, não só por representar diferentes regiões do país, como pelas diversas culturas agrícolas que trabalham nas suas explorações, reflectindo a realidade da nossa agricultura». A propósito destas eleições, a AJAP destaca os novos desafios que o sector enfrenta – como, por exemplo, o combate às alterações climatéricas, a escassez dos recursos hídricos, a digitalização e a transição energética, entre outros, garantindo que estes «continuarão a ser o foco das nossas preocupações» – e assegura que vai continuar a trabalhar «nas prioridades de sempre»: «a defesa dos jovens agricultores, agricultores e jovens empresários rurais em todas as frentes onde a AJAP trabalha, interna e externamente – através do Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA) e na cooperação com as organizações parceiras dos países da CPLP –, e na formação profissional e capacitação».

Samuel Pereira (à esquerda; vice-presidente), Henrique Silvestre Ferreira (ao centro; presidente) e André de Oliveira e Silva (à direita; vice-presidente)

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3
Pólo de Inovação de Elvas acolhe Dia do agricultor a 15 de Maio
Henrique Silvestre Ferreira
Henrique Silvestre Ferreira é o novo presidente da AJAP
pera rocha
Seminário final do projecto Nano4Fresh em Óbidos a 13 de Maio

Notícias relacionadas

3
Pólo de Inovação de Elvas acolhe Dia do agricultor a 15 de Maio
A 15 de Maio, a Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, no Pólo de Inovação...
pera rocha
Seminário final do projecto Nano4Fresh em Óbidos a 13 de Maio
Decorre a 13 de Maio, a partir das 9h00, no Auditório da Casa da Música de Óbidos,...
3
Agroglobal e Consulai criam parceria estratégica Agroglobal Wide
A Agroglobal, entidade organizadora do evento profissional de periodicidade...
1
Fórum da Agricultura Sustentável decorre a 14 de Maio em Santarém
A primeira edição do Fórum da Agricultura Sustentável tem lugar na manhã de...