O grupo italiano DAI poderá voltar a produzir açúcar de beterraba em Portugal. Em causa está uma nova unidade nas terras irrigadas do Alqueva.
O presidente da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva), José Salema, avançou, durante o seminário “Investir no potencial agrícola do Alqueva”, que o que está em causa é a colocação de uma fábrica da DAI – Sociedade de Desenvolvimento Agro-Industrial, de produção de açúcar a partir de beterraba, no Alqueva. A concretizar-se este será um investimento de 75 milhões de euros.
A DAI, recorde-se, tem uma unidade fabril em Coruche, concebida inicialmente para a produção de açúcar a partir de beterraba. O que aconteceu até 2008, quando a empresa de origem italiana chegou à conclusão que a quota atribuída por Bruxelas a Portugal não era economicamente rentável. Decidiu, desde então, fazer a extração de açúcar através de cana sacarina, reconvertendo a unidade industrial, e por isso pondo fim à única fábrica de beterraba então existente no país.