Greve dos motoristas: Portugal Fresh prevê prejuízo diário de 21 milhões de euros

A associação para a promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal acredita que a greve dos motoristas terá um impacto muito negativo para o sector e para a economia nacional, afectando drasticamente as suas exportações.

O sector, que registou um volume de negócios de 2.790 milhões de euros, exportando mais de 1.500 milhões, em 2018 teme que o crescimento dos últimos anos possa estagnar ou regredir.

O presidente Gonçalo Santos Andrade refere: «O mês de Agosto é de capital importância devido à concentração de pico de colheitas. Este mês tem um peso estimado de 23% no valor da produção nacional de FLF».

Desde 2010 o sector cresce o valor das exportações a uma média anual superior a 9%. Os prejuízos podem ser avultados. «Estimamos um prejuízo diário directo de 21 milhões de euros que pode crescer substancialmente se a paralisação se prolongar». Importa referir que caso esta greve se prolongue por mais de quatro a cinco dias «muitas áreas de produção terão que ser abandonadas e alguns clientes chave serão perdidos, já que a geografia de produção nacional será substituída por outras geografias produtoras. Neste caso o prejuízo será bastante superior podendo atingir 350 milhões de euros em cinco dias e colocará postos de trabalho em risco.»

É por isso urgente tomar as medidas vigorosas que viabilizem o normal funcionamento das actividades de colheita, processamento e transporte garantindo a liberdade de trabalhar para quem o queira fazer sem constrangimentos ou pressões por parte daqueles que no exercício dos seus direitos eventualmente venham a insistir em fazer greve.

A Portugal Fresh tem acompanhado atentamente os comunicados da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que demonstram e transmitem as preocupações de todos os agricultores, defendendo que tem de existir uma estratégia prioritária para o sector agrícola, pois «a actividade agrícola e agro-alimentar não pode parar!»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

Notícias relacionadas

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...