O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) está a promover o novo seguro de colheitas através de uma campanha publicitária. O objectivo é que o maior número de agricultores proteja o seu rendimento, segurando as suas colheitas. A campanha alerta que «quanto mais agricultores fizerem seguro, mais baixo será o custo das apólices».
José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, sublinhou em comunicado que o seguro assenta em três princípios: «o financiamento comunitário, pois opera no PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 e portanto é financiado por fundos comunitários; a maior atractividade para os agricultores, pois é composto por uma apólice horizontal que abrange várias culturas no território continental e por apólices específicas mais adaptadas às culturas e regiões; e a universalidade, pois é conjugado com o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020»
A iniciativa tem como parceiros a Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (AG PDR) 2020, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e as direcções regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).
A campanha será divulgada na imprensa nacional e regional, e em spots de rádio, nacionais e regionais. Também serão organizadas algumas sessões de esclarecimento nas DRAP do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, durante Março e Abril.
As candidaturas aos seguros devem ser enviadas para o IFAP até 15 de Junho de 2015.