Google Ventures investe em empresa de serviços para a agricultura

Farmers Business Network (FBN) é o nome da start-up que vai ter o apoio da Google Ventures e de mais dois fundos de investimento. As três instituições em conjunto vão injectar 15 milhões de dólares (aproximadamente 14 milhões de euros) nesta nova empresa que tem como objectivo ajudar os agricultores a gerir melhor os seus campos de cereais, aconselhando, por exemplo, sobre qual a melhor altura para semear.

A FBN, sedeada em São Francisco, nos Estados Unidos da América, já desenvolveu um programa de recolha e análise de dados que permite dotar os produtores de conhecimento sobre, por exemplo, quantidades e melhor época de uso de fertilizantes e pesticidas.

«Até ao momento, os agricultores tinham apenas informação de ensaios universitários, experiências altamente controladas, e informações das empresas de sementes», diz Charles Baron, co-fundador da FBN, exemplificando que este é um cenário que querem mudar e assim poupar euros aos agricultores e optimizar a agricultura.

Desde o final do ano passado, altura de lançamento do programa de recolha de dados, a FBN já tem informação de três mil hectares plantados com milho, trigo, soja, girassol e grão-de-bico de 17 estados Norte-americanos. A plataforma já tem capacidade de analisar 500 espécies de sementes de 16 culturas.

Os dados recolhidos juntos dos agricultores aderentes são analisados e divulgados com integração de informação sobre condições atmosféricas e do solo. Com estas análises, os agricultores poderão tomar decisões sobre quais os melhores produtos e práticas a ter para obter bons resultados nas suas campanhas e reduzir custos.

Charles Baron pormenoriza que «os agricultores já inseridos no FBN gastam centenas de milhares de dólares por ano em sementes. Se conseguirem determinar que 5 ou 10% das semente não produz, poderão reduzir significativamente os custos».

A empresa faz um grande esforço para se manter independente das grandes companhias do sector agrícola e acredita que será possível criando uma rede alargada de agricultores.

Foto: FBN

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias

Notícias relacionadas

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
Olivier de Matos, director geral da CropLife Europe, defende que é urgente disponibilizar...
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
A BAYER reitera o seu compromisso em disponibilizar aos seus agricultores soluções...
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias
A Ministra da Agricultura e da Alimentação assinou um despacho que define os...
Foto Salad Greenhouse (21)
Agrogarante leva “Sustentabilidade – Garantir o Futuro das Empresas” à FNA23
No âmbito das Conversas de Agricultura que integram o programa de colóquios...