Gonçalo Lobo Xavier é o novo director-geral da APED

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai contar com um novo director-geral a partir de Setembro. Gonçalo Lobo Xavier tem «um percurso ligado à indústria, à inovação, ao conhecimento e às questões económicas e sociais da União Europeia», refere um comunicado da APED.

Segundo a associação, o novo director-geral «vai defender a afirmação de um sector cada vez mais competitivo e moderno, com o foco permanente no consumidor». A propósito da sua nomeação, Gonçalo Lobo Xavier afirma que «a distribuição vive hoje um momento único com novos desafios e a adopção de práticas que estão a contribuir para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental, sendo por isso uma enorme responsabilidade e honra poder contribuir para este desígnio».

O novo director-geral foi assessor na Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, onde cooperou nas áreas de promoção de serviços e na identificação de oportunidades e prospeção de mercados. É membro indicado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal do Comité Económico e Social Europeu (CESE) – órgão consultivo da União Europeia –, onde foi Vice-Presidente com o pelouro da Comunicação até Abril de 2018.

Gonçalo Lobo Xavier também integra a Comissão Executiva da Unidade de Missão Portugal In (que tem por objectivo fomentar a captação de investimento directo estrangeiro à margem do Brexit) e é Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, no âmbito do Horizon 2020. Durante 12 anos, foi Director Executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (Recet), «tendo obtido aqui uma visão abrangente de temas relacionados com inovação e transferência de tecnologia em vários sectores industriais», assinala a APED.

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho, o novo director-geral da APED tem várias formações nas áreas da internacionalização e liderança na Porto Business School e fez o curso “Orchestral winning performance leadership” no IMD International School, em Lausanne, Suíça. O presidente da APED, Jorge Jordão, defende que a experiência de Gonçalo Lobo Xavier «será uma mais-valia para um sector relevante da economia nacional e que está em permanente modernização». «Com ligações à inovação, ao conhecimento e às empresas, o novo director-geral da APED é a pessoa indicada para preparar o sector para os novos desafios da economia digital.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas

Notícias relacionadas

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...