Na economia do concelho do Fundão, a produção de cereja representa 20 milhões de euros anuais. Nestas contas está incluída a comercialização do fruto em fresco e dos subprodutos que têm por base a cereja, como um pastel, bombons, gelados, compotas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, «entre a cereja vendida em fresco, os produtos transformados com base na cereja e os novos investimentos que estão a ser dinamizados, nomeadamente em novas plantações, prevemos que a cereja esteja movimentar anualmente no nosso concelho mais de 20 milhões de euros, o que é bem representativo da importância que este produto tem para o Fundão».
No ano passado – ano em que o produtor conseguiu o melhor preço médio de venda do produto –, a venda directa de cereja poderá ter enriquecido a região com 12 milhões de euros.
«Se tivermos em conta que se produzem aqui cerca de seis mil toneladas anuais de cereja e que o preço médio pago ao produtor rondou os dois euros, verificamos que se atingiu um valor de cerca de 12 milhões de euros», apontou em declarações à agência Lusa.
Pode também interessar-lhe: