Oportunidades no sector agro-alimentar, a imagem das embalagens e aplicação de produtos fitofarmacêuticos são alguns dos temas debatidos na terceira edição da Frutitec – Salão profissional de máquinas, equipamentos, produtos e tecnologia para a fruticultura e horticultura que decorre entre 5 e 8 de Março no Centro de Exposições Exposalão, Batalha.
No dia 6 de Março, entre as 10h e as 12h no Auditório da Exposalão, tem lugar o seminário “PDR 2020 – Nova Oportunidade de Investimento no Sector Agro-alimentar“. O encontro vai abordar questões como “análises e consultoria agrícola”, “certificações para o sector agrícola”, “inovação aplicada à hortofruticultura”, “garantia mútua – apoio às PME’s” e a “Bolsa Nacional de Terras”. O seminário é promovido pela Frutas, Legumes e Flores, em parceira com a SGS Portugal.
Os quatro dias de certame servem para debater outras temáticas e apresentar novos produtos e soluções. No dia 5 de Março, entre as 11h e as 11h30, decorre o seminário – organizado pela A.M.J.Monteiro – sobre “imagem das caixas de plástico, elemento chave para ponto de venda”. No mesmo dia, no período da tarde – das 14h30 às17H30 – a Direcção-geral de Alimentação e Veterinária vai falar sobre a “aplicação de produtos fitofarmacêuticos nos domínios agrícola e nos espaços urbanos”.
No dia 6 de Março, pelas 10h, haverá oportunidade de conhecer os produtos BASF para o controlo de pragas e, meia hora depois, a Quimunsa/Coprate apresenta novas soluções para o controlo de pragas.
No terceiro dia de Frutitec, das 11h às 12h, terá lugar uma sessão de esclarecimento sobre medidas agro-ambientais e, de tarde, vai promover-se um workshop de polinização, pragas e doenças nos pequenos frutos.
A feira, organizada pela Exposalão, reúne 150 empresas entre produtores, importadores, grossistas, máquinas e serviços para a fruticultura e horticultura. Paralelamente, decorre a Expojardim – 17.ª Feira de plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas e acessórios, equipamentos, máquinas e acessórios para jardinagem e, pela primeira vez, a Iberopragas – 1º Salão profissional de controlo de pragas agrícolas e urbanas.