Frutalmente aumenta produção em mais de 50%

Em 2018, a Frutalmente estima produzir 4.500 toneladas (t) de fruta, volume que representa um acréscimo de mais de 50% em comparação com o ano anterior. Esta organização de produtores (OP) tem actualmente perto de 300 hectares em produção, o que significa um aumento de 30% face a 2017, indica-se em comunicado.

No caso da uva de mesa, prevê-se um crescimento de 30% na produção em comparação com o ano anterior. Por sua vez, a produção de fruta de caroço e figos deverá subir de 500 t para 1.500 t face a 2017.

A Frutalmente produz e comercializa nove tipos de fruta: uva de mesa (que esteve na origem da Frutalmente e que é o seu principal produto, correspondendo a cerca de 70% da sua produção), alperce, ameixa, pêssego, maçã, romã, pêra Rocha, diospiro, figo e bagas goji (mais recentemente). Fundada em 2012 por seis produtores, a OP conta actualmente com 19 accionistas produtores, localizados nas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo.

O incremento da área de produção e da produção surge no âmbito do «objectivo de produzir e vender um leque alargado de produtos para conseguir oferecer fruta nacional durante os 12 meses do ano». Nos últimos anos, a Frutalmente tem diversificado as culturas e, nos seus planos está «uma maior diversificação de produtos». No comunicado, a empresa anuncia que, em breve, terá também morangos produzidos em hidroponia.

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«Somos uma organização de produtores com a perspectiva de ajudar a produção a ser rentável», afirma Mário Rodrigues, director executivo da Frutalmente (na foto). «Acreditamos que há espaço para um aumento da produção nacional e para colocar mais fruta portuguesa no mercado.»

Para o corrente ano, um dos objectivos da Frutalmente é «reforçar o investimento em comunicação das marcas que detém – Dona Uva [para uva de mesa] e Adoora [para as restantes frutas] –, com especial foco na Dona Uva». A empresa, que vende a maioria da fruta na grande distribuição, também quer «reforçar a presença no comércio tradicional».

Reconhecida em 2013, esta OP pretende «posicionar-se como uma referência na produção de fruta e estar mais perto do consumidor», refere o comunicado. A Frutalmente registou uma facturação superior a quatro milhões de euros em 2017.

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