A edição de 2016 da Fruit Logistica, feira do sector hortofrutícola que vai decorrer em Berlim de 3 a 5 de Fevereiro, vai ter o comércio on-line em destaque. Segundo um estudo da consultora Nielson, 20% das famílias já compraram, pelo menos uma vez, bens essenciais através da Internet.
As vendas on-line na Alemanha são baixas, situam-se em 1%, mas o crescimento está a ser significativo, na ordem dos 41%. Em países como Reino Unido e França, 6% de todos os bens essenciais são já vendidos em plataformas on-line.
Em comunicado, a Messe Berlim, entidade organizadora do certame, questiona qual o impacto deste meio de venda em fruta e legumes? No documento lê-se em seguida que «a digitalização do comércio oferece muitas oportunidades e também muitos desafios».
«São necessárias novas embalagens e todos os intervenientes no processo devem cooperar o mais próximo possível. A palavra-chave é ter uma boa logística urbana», pormenoriza a Messe Berlim.
O comércio on-line é uma área importante no retalho e tem impacto noutras áreas da cadeia de valor e, por isso, terá especial destaque na próximo edição da frui Logistica.