A DS Smith, fornecedor de soluções de packaging sustentável, está presente na Fruit Attraction LIVEConnect 2020, a plataforma online onde se concentra a maior comunidade hortofrutícola do mundo. O evento decorre até dia 31 de Outubro, em formato telepresencial.
Nesta mostra virtual, a empresa apresenta várias soluções de embalagem, onde destacam a ECOVETE, «uma solução sustentável e inovadora para o sector das frutas e legumes, disponível em diferentes tamanhos e formatos, 100% reciclável e sem plástico», descrevem.
Sustentabilidade e inovação são assim, segundo a empresa, as principais características distintivas da ECOVETE. «Por um lado, é produzida em cartão canelado, 100% reciclável. Por outro, a DS Smith continua a inovar, desenvolvendo e produzindo packaging do mais alto nível, apoiada pelas suas equipas especializadas em desenvolvimento estrutural e impressão de alta qualidade, criando assim embalagens adaptadas à realidade deste sector. A ECOVETE favorece a protecção do produto, é de abertura fácil, oferece múltiplas possibilidades de fecho e selagem e pode ter associada uma montagem mecanizada ou manual. Para além disso, também ajuda a uma comunicação eficaz das marcas, uma vez que pode ser impressa em todas as faces».
Com foco no cliente e respondendo à necessidade global de substituir o plástico, esta nova linha de embalagens da DS Smith está disponível em diferentes tamanhos e formatos, com capacidade desde 250 g a 1 kg, em três gamas diferentes: Premium, Retail e Bio.
Recorde-se que no primeiro semestre de 2020, Portugal exportou 765,4 toneladas de frutas, legumes e flores, um volume 4,6% superior ao do mesmo período de 2019. Entre Janeiro e Março deste ano, o sector reforçou as vendas para os mercados internacionais, tendo chegado a 133 países – a União Europeia absorveu 78% do total das exportações.
Este crescimento levou os produtores a enfrentarem o desafio de optimizar os processos de transporte e entrega, nos quais o packaging desempenha um papel crucial.
Todos os dias aumenta o número de consumidores que mudam os seus hábitos de compra em função do impacto ambiental do packaging. Tanto que, segundo estudos realizados, 60% dos consumidores preferem que as embalagens sejam recicláveis. Para além disso, os estudos demonstraram que os consumidores passam entre 17% a 50% mais tempo junto
aos lineares de fruta se esta for apresentada em cartão canelado. Num mercado onde a sustentabilidade é cada vez mais importante, a DS Smith propõe uso de cartão canelado em alternativa ao plástico.
Luís Serrano, director comercial da DS Smith Ibéria, destaca: «Os nossos clientes procuram cada vez mais soluções de packaging que estejam alinhadas com os seus objectivos de sustentabilidade. Assim, e tendo em conta o nosso propósito de ‘Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança’, na DS Smith desenvolvemos novas embalagens primárias em cartão canelado, focando-nos na crescente importância da sustentabilidade e da economia circular, assim como na necessidade de encontrarmos alternativas ao plástico para o packaging de consumo».